LATAM abre novo processo seletivo online para tripulantes de cabine no Brasil com foco na diversidade e inclusão

Inscrições para banco de talentos estão abertas até 29 de janeiroe tem como objetivo suprir as vagas necessárias para o segundo semestre de 2023
Processo amplia oportunidades para pessoas de todo o País e torna exigência do idioma (inglês ou espanhol) apenas desejável, e não mais obrigatória
Em 2022, na primeira seleção online, LATAM recebeu candidaturas de 22 estados brasileiros e alcançou marca histórica de 31% de negros entre os novos tripulantes
 A LATAM Brasil acaba de abrir novo cadastro de banco de talentos para um processo seletivo online de tripulantes de cabine, promovendo oportunidades para pessoas de todo o País. As inscrições estão abertas até 29 de janeiro de 2023 em vagas.com.br e tem como objetivo suprir as vagas mediante a necessidade operacional da empresa no segundo semestre deste ano.
O pioneiro processo online da LATAM tem ampliado as oportunidades para pessoas de todo o País e tornou a exigência do idioma (inglês ou espanhol) apenas desejável, e não mais obrigatória. Em 2022, no seu primeiro processo neste formato, a LATAM recebeu candidaturas de 21 estados brasileiros mais o Distrito Federal, e alcançou a marca histórica de 31% de negros entre os novos tripulantes contratados.
Os requisitos mínimos exigidos para ser comissário de voo da LATAM Brasil são: ter 18 anos e ensino médio completos, possuir Certificado de Conhecimento Teórico (CCT) com código ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e Certificado Médico Aeronáutico (CMA) com validade posterior a 31/12/2023.Crédito: Divulgação LATAMCOMO FUNCIONA O PROCESSO ONLINE DA LATAM NO BRASIL
Desde abril do ano passado, o processo para tripulante de cabine da LATAM no Brasil é online, assegurando mais agilidade, diversidade e inclusão entre os contratados. Inédito no setor aéreo brasileiro, este tipo de processo tem permitido que mais pessoas de diferentes regiões tenham acesso às oportunidades de emprego da companhia. O processo também contou com a mudança no nível de exigência do idioma estrangeiro (inglês e espanhol), que passou de “obrigatório” para “desejável”, possibilitando que os candidatos sejam avaliados prioritariamente por suas competências técnicas e comportamentais para o exercício da função de tripulante de cabine.
As etapas da seleção – incluindo testes técnicos e comportamentais, dinâmicas em grupo e entrega de documentos – serão realizadas remotamente, independentemente da localização da pessoa no território nacional. A novidade neste ano, que vem como uma melhoria do processo, é que a entrevista final com o gestor passa a ser realizada na capital estadual mais próxima do(a) candidato(a), como já era realizado com o exame admissional. A apresentação em São Paulo só acontecerá no primeiro dia de integração, quando já estiver contratado(a).
Atualmente, a LATAM Brasil conta com um quadro de mais de 4 mil tripulantes de cabine e o banco de talentos será utilizado pela companhia para as próximas contratações mediante a necessidade operacional e a própria evolução da recuperação do setor aéreo brasileiro nos próximos meses.
A JORNADA DA LATAM POR MAIS DIVERSIDADE E INCLUSÃO
A LATAM tem trabalhado em diversas frentes para se tornar mais diversa e inclusiva. Em 2022, por exemplo, investiu em capacitação para sensibilização de todos os colaboradores sobre o tema diversidade, implantação de processos seletivos inovadores e, finalmente, na definição de seus compromissos de Diversidade e Inclusão. São eles: garantir a equidade de oportunidades e mais equilíbrio na representatividade de mulheres; ter representatividade de pessoas com deficiência; ampliar a heterogeneidade em áreas profissionais para aumentar o multiculturalismo e criar mais espaços para maior diversidade social, étnica, raça/cor, educacional, etária, de gênero, etc; e desenvolver uma cultura mais global e fortalecida pelas diferenças entre os colaboradores e colaboradoras do grupo LATAM.
Como resultado, em 2022, as mulheres representaram mais de 60% dos executivos contratados pela LATAM no Brasil. É isso o que apontou o levantamento da companhia sobre os processos seletivos do último ano para mais de 100 cargos de nível gerencial e diretivo. Além disso, a companhia encerrou o ano com a maior representatividade de negros da sua história nas equipes de tripulação de cabine.
Em 2022, a LATAM também passou a dar prioridade à inclusão de pessoas LGBTQIAP+, mulheres, profissionais com deficiência e negros em todos os seus processos seletivos. No final do último ano, a companhia ainda admitiu para a área de Manutenção Aeronáutica no Brasil o seu primeiro grupo de estagiários com foco na inclusão, com quase 80% de pessoas pertencentes a grupos sociais considerados minorizados entre os selecionados. 
Sobre a LATAM
LATAM Airlines Group é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais na América Latina e para a Europa, Oceania, Estados Unidos e Caribe. O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321, A320, A320neo e A319. 
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, que além de terem acesso aos porões de aeronaves de passageiros do grupo, contam com uma frota conjunta de 16 aeronaves cargueiras, que será ampliada gradualmente até totalizar 20 aeronaves cargueiras em 2024. Operam na malha aérea do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas; oferecem uma infraestrutura moderna, uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender as necessidades dos seus clientes. Para mais informações financeiras, consulte www.latamairlinesgroup.net.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.