Lançamento da construção de 50 casas no Bairro da Boavista

.

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa participa amanhã, 26 de maio, pelas 10h00, no lançamento da primeira pedra de construção de 50 fogos integrados na operação de realojamento em curso na zona de alvenarias no Bairro da Boavista.

Trata-se de uma obra candidata a financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) cujo valor de adjudicação da empreitada é 6.560.340€.

A intervenção, com um prazo de execução de 22 meses, insere-se no desenvolvimento do plano de urbanização para o Bairro da Boavista que pretende: i) reabilitar o bairro na totalidade, em especial as alvenarias – construções precárias que estiveram na génese do bairro e que apresentam reduzidas condições de salubridade e habitabilidade; ii) permitir o realojamento dos habitantes no bairro; iii) melhorar o espaço público e equipamentos.

A obra contempla um total de 50 habitações distribuídas por 5 blocos (10 lotes) com tipologias evolutivas de T1 a T4. Neste sentido, cada habitação está preparada para a construção de uma nova divisória sem aumento da área construída. Tal é conseguido com um sobredimensionamento da sala original deixando implementados circuitos elétricos independentes entre zonas (tomadas e iluminação), duplicação de portas de acesso e existência previa de vão.

As habitações enquadram-se no projeto Eco-Bairro, que inclui pequenos espaços verdes, o reaproveitamento da água das chuvas para rega, eficiência energética com recurso a soluções de isolamento passivo e aquecimento de águas com recurso a energia solar.

O processo de realojamentos do bairro da Boavista prevê que todas as famílias inicialmente residentes na zona das alvenarias passem a habitar em novas casas no mesmo bairro. O número atual de famílias a realojar é de 153, estando prevista a construção de 316 fogos, número em que se incluem os 40 fogos cuja construção se encontra em curso desde maio de 2021 e os 50 novos fogos a construir.

Em fase de conclusão de obra estão outras 40 casas que Carlos Moedas visitará.

Local: Bairro da Boavista, Rua 1 – no cruzamento com a Rua do Azevinho

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.