Junho vermelho: Covid-19 e doação de sangue

O Junho Vermelho é uma campanha direcionada a doação de sangue. No último ano, os estoques diminuíram consideravelmente em todo Brasil devido ao avanço do coronavírus. Por ser uma doença nova, a Covid-19 gera medo e dúvidas para toda a população mundial.

Para quem já teve a doença, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde apresentaram alguns critérios técnicos para triagem clínica dos candidatos à doação de sangue relacionados ao risco de infecção pelo coronavírus.

A clínica geral do Sistema Hapvida, Drª Cristiane Torquato, afirma que se a pessoa já teve o diagnóstico laboratorial ou clínico de contaminação pelo coronavírus, será considerada inapta por um período de 30 dias após a completa recuperação da doença.

“Se a pessoa teve contato com alguém com diagnóstico comprovado de contaminação para Covid-19 nos últimos 30 dias, a recomendação é que passe 14 dias sem doar sangue, contados a partir do último dia de contato com o infectado. Quem estiver em isolamento voluntário ou indicado por profissionais de saúde por apresentar possíveis sintomas de Covid-19 também não podem”, explicou.

Para doar, o candidato tem que ter entre 16 e 69 anos de idade – menores de 18 anos precisam do consentimento formal dos responsáveis. O voluntário deve pesar mais de 50 kg e apresentar-se munido de documento oficial com foto. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador.

Cada voluntário pode doar sangue até quatro vezes ao ano, no caso de homens, e três vezes caso se trate de uma mulher, com intervalos mínimos de, respectivamente, dois e três meses. Foto: Marcelo Camargo

____Mix Midia ComunicaçãoFones: (84) 3221-3957 / (84)3221-0603Twitter:@mixmidiaInstagram:@Mixmidiawww.mixmidia.com.br

mcamgo_abr14062018-7187_1[3981].jpg

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.