Julho em Campos do Jordão: uma ótima opção para quem gosta do frio

Praça do Capivari
Praça do Capivari
Situada na região da Serra da Mantiqueira, a cidade oferece muito mais do que gastronomia e passeios ecológicos
Para os fãs de baixas temperaturas, Campos do Jordão é uma ótima opção. Situada a 173 km de São Paulo, a cidade é quase um pedacinho da Europa com sua arquitetura característica, belas paisagens, ecoturismo e gastronomia.
 
Mas não é só isso que a cidade tem para oferecer. Campos possui também diversas atividades culturais, que agradam pessoas de todas as idades. Além do Museu Felícia Leirner, todos os anos, em julho, a cidade sedia o já conhecido Festival de Inverno.
 
O Festival, que surgiu em 1970 com o nome de “Concertos de Inverno de Campos do Jordão”, foi ganhando força e reconhecimento ao longo dos anos e, em 2015, apresenta a sua 46ª Edição, que acontece entre os dias 4 de julho e 2 de agosto. Serão mais de 70 concertos durante todo o mês, quase todos gratuitos, com a participação de solistas e grupos nacionais e internacionais. Os concertos acontecem em diversos locais da cidade, dentre eles Auditório Claudio Santoro, Espaço Cultural Dr. Além e a Praça do Capivari, além de concertos na Sala São Paulo.
 
Instalado em Campos do Jordão desde 1978, o Museu Felícia Leirner reúne esculturas da artista nascida da Polônia e radicada no Brasil de 1927 a 1996, data de seu falecimento. São mais de 80 obras de bronze, cimento branco e granito, que estão distribuídas ao ar livre, no jardim do espaço que divide com o Auditório Claudio Santoro. O espaço compreende uma área de mata com 35mil m² de extensão. O conjunto de obras revela a paixão de Felícia pela natureza e pelo local. São figuras zoomórficas e humanas, além de esculturas gigantescas que parecem nascer da grama, formando uma paisagem perfeita. O local ainda permite ver a Pedra do Baú, outro ponto turístico belíssimo da região. Além das obras de Felícia, o Museu e o Auditório oferecem, durante todo o ano, programação gratuita com palestras, exposições, cursos, oficinas e eventos culturais, ampliando o atendimento ao público e aos moradores de Campos do Jordão.
 
A oferta cultural da cidade ainda conta com o Palácio Boa Vista, inaugurado em 1964, pelo então governador Adhemar de Barros, para servir de residência de inverno do Governador. Atualmente o prédio funciona como um museu aberto ao público. São quase três mil metros quadrados, divididos em 35 ambientes e 105 cômodos, que abrigam um grande acervo como mobiliários dos séculos XVII e XVIII, além de antiguidades, esculturas, objetos religiosos e obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, entre outros.
 
SERVIÇO
46º Festival de Inverno de Campos do Jordão
04 de julho à 02 de agosto – Campos do Jordão – SP
Programação completa: www.festivalcamposdojordao.org.br
 
Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro
Endereço: Av. Dr. Luís Arrobas Martins, nº 1880 – Alto da Boa Vista – Campos do Jordão | São Paulo
Informações: (12) 3662-6000
Horário de funcionamento: ter a dom, das 9h às 18h
Entrada gratuita
 

 

Rolar para cima