Jogos Mundiais Indígenas vão movimentar o turismo e promover o Brasil: diz Henrique Alves

VC_-Dilma-Rousseff-lancamento-jogos-indigenas_230620150012

Com o lema: “o importante não é ganhar, e sim celebrar”, os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas vão reunir 2,2 mil atletas de 22 países. Os discursos em defesa da diversidade marcaram o lançamento dos Primeiros Jogos Mundiais dos Povos indígenas, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Representantes de vinte e quatro etnias brasileiras e demais países estiveram presentes no evento, que também abriu o Congresso Técnico para definir a metodologia do campeonato a ser realizado entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro em Palmas (TO).

A presidenta Dilma Rousseff participou da cerimônia de lançamento e garantiu presença na abertura dos jogos. Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, os jogos ajudam a projetar o Brasil no cenário internacional. “Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas são mais um gesto nosso no sentido de se abrir para o mundo, mostrando a nossa capacidade de oferecer oportunidades a todos de crescer, se desenvolver e se alegrar”, afirmou Alves.

O ministro ressaltou as características positivas do evento para país. “Mostramos um Brasil democrático, que respeita a nossa história e as diferenças. Saímos na frente mais uma vez”, afirmou. Entre os países que disputarão os jogos estão: Argentina, Chile, Canadá, Estados Unidos, México, Paraguai e Uruguai. Eles são, também, os principais países emissores de turistas para o Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo.

O congresso técnico com as delegações dos países participantes para definir as normas do evento, as regras dos jogos e a programação geral vai até quinta-feira (25). Entre as modalidades a serem disputadas destacam-se o tiro com arco e flecha e o Xikunahity, futebol de cabeça, além de alguns jogos ocidentais, como o atletismo e a natação. A escolha do país como sede ocorreu no ano passado, em Cuiabá, durante a 12ª edição nacional dos Jogos Indígenas. O evento é organizado pelo Comitê Intertribal Indígena (ITC) em parceria com o Ministério do Esporte.

É a primeira vez que um evento esportivo-cultural reúne uma diversidade tão grande de etnias. O Brasil abriga mais de 817 mil indígenas, distribuídos por 305 etnias, que mantém seus costumes em 274 idiomas.

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.