Inovadores procuram-se para criar soluções digitais e responder aos desafios da mobilidade em Lisboa

.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) lançou no dia 10 de agosto um convite a inovadores na área da Inovação Digital e Mobilidade Urbana, para a criação de soluções digitais que ajudem a melhorar a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada.

Através do VoxPop, irá ser possível financiar soluções digitais em open source que respondam a pelo menos uma das seguintes prioridades:

– Planeamento de viagens

– Navegação autónoma

– Serviços inclusivos de bilheteira

– Promoção de uma mobilidade mais segura

– Gozo pleno de espaços públicos

– Soluções comunitárias para uma mobilidade mais inclusiva (desafio transversal)

Esta iniciativa irá apoiar até 20 projetos inovadores, financiando os custos de desenvolvimento, adaptação e teste em ambiente operacional das soluções, até 60.000€ por projeto.

A submissão de candidaturas pode ser feita online, até ao dia 25 de setembro de 2022 em https://www.voxpoplisboa.pt/opencall

O Vereador Ângelo Pereira, que tem a seu cargo os pelouros da Mobilidade, Transportes, Estrutura Verde, Desporto, Segurança e Socorro, Sistemas de Informação e Higiene Urbana na Câmara Municipal de Lisboa, ao ser ouvido sobre a importância deste projeto para a cidade de Lisboa referiu que:

“Cerca de 1 em cada 5 pessoas tem a sua experiência de mobilidade condicionada quando se desloca na cidade de Lisboa, seja por deficiência ou incapacidade, temporária ou permanente. Esta iniciativa é um convite à comunidade de inovadores a participar no processo de construção de soluções digitais que ajudem a promover uma maior autonomia de pessoas com mobilidade reduzida.”

Sobre o projeto VoxPop:

O VoxPop – Pessoas, Processos e Tecnologia, é um projeto de inovação que tem como ambição fomentar a transição digital do sector da mobilidade na capital portuguesa.

O VoxPop surgiu da necessidade identificada por vários atores locais em trabalhar de forma mais colaborativa e transparente na melhoria do sistema de mobilidade e transportes de Lisboa e em tornar os processos de planeamento mais eficientes. Neste sentido, o projeto agrega os principais agentes do universo municipal de mobilidade que estão a trabalhar em conjunto num processo de mudança assente nos três grandes vetores da transformação digital: Pessoas, Processos e Tecnologia.

O projeto é liderado pela Câmara Municipal de Lisboa e tem como parceiros a EMEL, a CARRIS, o Metropolitano de Lisboa e a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), contando ainda com a participação da ARMIS, Beta-i e Deloitte Portugal.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.