Como inovar e diferenciar a oferta turística de um destino? Esse será o mote de um importante painel com três momentos que serão realizados na manhã no dia 18 de novembro durante o Fórum TurisTIC Brasil, que acontecerá em Salvador-BA. Representantes de destinos nacionais e internacionais apresentarão as estratégias e os resultados de como a gastronomia, os equipamentos culturais e os eventos agregam valor e diferencial à experiência dos visitantes.
Gastronomia: com mediação da chef Tereza Paim, do premiado restaurante Casa de Teresa, localizado em Salvador, o painel reuniráJoy Colares, Secretário Adjunto de Turismo do Pará, Cesar Santos, da Associação da Boa Lembrança e do Restaurante Oficina do Sabor (Pernambuco), Alexandre Minardi, diretor de produção do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, Minas Gerais, além deMilagros Ochoa, do PromoPeru, e Joana Martins, representando o Festival Ver O Peso da Cozinha Paraense.
Eventos Geradores de Fluxo: mediado por Franklin Santos, Diretor de Atendimento do Sebrae-BA, o painel receberá Enzo Arns, Diretor de Eventos da Gramatotur, e Josep Quer, representando a cidade de Girona (Espanha).
Equipamentos culturais: mediado por Caio Luiz de Carvalho, o debate terá presenças de Érico Mendonça, Secretário Municipal da Cultura e Turismo de Salvador, Washington Menezes Fajardo, do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, e Mustafá Dias, da Secretaria de Turismo de Recife.
Case de gastronomia
A culinária típica é um importante apelo para o turismo nacional. De acordo com o estudo realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, 93,1% dos estrangeiros que estiveram no Brasil durante o período da Copa, em 2014, avaliaram a gastronomia positivamente.
O Estado do Pará tem como um de seus principais diferenciais turísticos a gastronomia, considerada por especialistas como uma das mais autênticas do Brasil, com sabores e ingredientes únicos e a preservação da cultura indígena e cabloca. A Sectur-PA tem desenvolvido um trabalho de fomento a partir do Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, lançado em 2011, que culminou com o apoio a diversos festivais gastronômicos e a criação da Escola de Gastronomia da Amazônia, como forma de apoiar, subsidiar tecnicamente e promover nacional e internacionalmente iniciativas que levam em conta os conceitos da originalidade e autenticidade da culinária paraense.
O Secretário Adjunto de Turismo, Joy Colares, representante do Pará no Fórum, ressalta a importância da gastronomia para o turismo. “É fundamental tanto como elemento de atração e incremento do fluxo de visitantes como de geração de receita para o Estado. Os resultados têm sido, claramente, positivos. Hoje, podemos afirmar com tranquilidade que o Pará possui grande representatividade no cenário da gastronomia nacional e internacional, especialmente, pela capacidade técnica dos chefs paraenses, como dos equipamentos oferecidos, bem como dos insumos utilizados, o que torna a gastronomia o carro-chefe da cultura do Pará”.
Os números comprovam o quão importante é o setor atualmente e o avanço do turismo paraense em tão pouco tempo. Em 2011, o Pará recebeu 777.004 turistas, que deixaram no estado uma receita aproximada de 380 milhões de reais. Já ao fim de 2015, a Secretaria de Estado de Turismo contabilizava a chegada de 1 milhão e 113 mil turistas e a geração de uma receita líquida de R$ 736 milhões com a atividade turística. Um crescimento vigoroso, muito acima da média do turismo nacional nos últimos cinco anos.
Case de equipamento cultural
Salvador lidera o ranking na categoria “Aspecto Cultural” no Índice de Competitividade do Turismo de 2015, desenvolvido pela Fundação Getulio Vargas a pedido do Ministério do Turismo e do Sebrae. “Salvador tem no segmento cultural como um de seus maiores diferenciais no turismo, pois é uma cidade com um rico patrimônio histórico, com reconhecimento internacional da UNESCO, além de possuir ícones importantes em diversos setores, como literatura, música, fotografia e artes plásticas. Nos últimos anos, a prefeitura investiu na criação de novos espaços culturais que têm o poder de atrair turistas a partir da valorização da cultura local”, enumera Érico Mendonça, Secretário de Cultura e Turismo de Salvador e representante da cidade no evento.
Entre os investimentos feitos destaque para a Casa do Rio Vermelho, Memorial a Jorge Amado e Zélia Gattai, implantando na casa desses escritores uma mostra de sua vida e obra. Outro importante passo foi a restauração dos fortes de Santa Maria e de São Diogo, onde foram implantados os Espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e Carybé de Artes, dando um conteúdo cultural a essas duas fortalezas localizadas na praia do Porto da Barra a partir de dois artistas que representam a baianidade em suas respectivas obras.
Case de eventos geradores de fluxo
Gramado realiza, todos os anos, aquele que é considerado o maior evento de Natal do mundo, o Natal Luz, que atrai público superior a 2 milhões de turistas a cada edição. Em 2016, o evento celebra a 31ª edição com uma programação intensa de espetáculos e atrações pagas e gratuitas entre os dias 28 de outubro e 15 de janeiro de 2017.
Entretanto, não é apenas em função deste evento que Gramado se diferencia do ponto de vista de inovação e competitividade. Como o turismo é o principal motor da economia, a cidade tem diversificado os atrativos de forma a ficar menos dependente da sazonalidade. “Iremos apresentar no Fórum a experiência inovadora de Gramado, que tem buscado formatos diferenciados para burlar a sazonalidade turística a partir de uma gestão integrada do destino”, afirma Enzo Arns, diretor de evento da Gramadotur.
O Fórum TurisTIC Brasil é realizado pela Eurecat (Centre Tecnològic de Catalunya) e pela Barcelona Media Inovação Brasil, tendo a co-realização do Sebrae, contando ainda com a parceria da Secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Secretaria de Turismo da Bahia, Salvador Destination, Anseditur, CBTur, Sheraton Hotel, ABR (Associação Brasileira de Resorts), Banco do Nordeste, dentre outros parceiros.
Inscrições
As inscrições ainda podem ser feitas no site www.turisticbrasil.com.br/inscricoes. O passaporte para o evento inclui acesso a todas as palestras, almoço, material e certificado internacional.
Serviço:
Dia: 17 e 18 de novembro
Local: Sheraton da Bahia Hotel – Salvador
Endereço: Av. Sete de Setembro, 1537 – Salvador – BA
Contato e inscrições: www.turisticbrasil.com.br