Impactadas pela economia verde, algumas profissões estão em alta no mercado de trabalho

mpactadas pela economia verde, algumas profissões estão em alta no mercado de trabalho

Engenheiros, físicos e geógrafos estão entre os profissionais mais requisitados no mercado de trabalho por empresas comprometidas com a questão da sustentabilidade como parte do negócio, aponta recente pesquisa divulgada pelo Escritório de Carreiras da USP (ECar), que mapeou as 11 profissões mais impactadas pela economia verde.

“Com o aumento do interesse das empresas na pauta do desenvolvimento sustentável, naturalmente há também um aumento no interesse por profissionais que atuam com processos e tecnologias que reduzam os impactos ambientais, que contribuam com essa agenda”, diz Leo Cesar Melo, CEO da Allonda, empresa de engenharia com atuação em soluções sustentáveis.

O cuidado com todos os fatores voltados ao impacto ambiental de uma operação e a preocupação em elaborar um projeto que diminua, otimize ou possibilite o reaproveitamento de rejeitos no seu processo de produção estão entre as habilidades indispensáveis para engenheiros trabalharem em corporações do setor que têm a sustentabilidade como parte da estratégia de negócio.

No seu processo de seleção de novos profissionais, o RH da Allonda já filtra os candidatos por critérios que atendam a essas características. E que não tenham apenas excelente capacidade técnica, mas também um olhar mais humanizado sobre as coisas. “Nossa meta é transformar a engenharia através da sustentabilidade”, diz Thamile Almeida, diretora de gestão de pessoas da companhia.

“Essa visão também está influenciando novos caminhos na governança das empresas, que têm priorizado cada vez mais a sustentabilidade em suas estratégias”, complementa o CEO da Allonda. É o que mostra o resultado de uma pesquisa realizada pela consultoria Grant Thornton, em que mais de 70% dos empresários brasileiros acreditam no impacto positivo da sustentabilidade nos negócios.

E para saber de que forma seus profissionais estão alinhados com os valores defendidos pela empresa, nos últimos anos a Allonda tem apostado cada vez mais na avaliação de desempenho da sua equipe por meio de indicadores de performance (KPIs – Key Performance Indicator), devidamente ajustados às práticas ambientais, sociais e de governança (ou ESG – Environmental, Social and Governance, como se diz no mercado) da companhia.

Para ele, como o número de pessoas preocupadas em proteger a natureza não para de crescer, é nesse momento que as empresas guiadas por esse propósito se destacam. “Temos executado uma série de projetos para indústrias e setores de infraestrutura em que, mais do que ser economicamente viável, colocam a saúde do meio ambiente e das pessoas no cerne da engenharia”, conclui o CEO.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.