IMD abre nova turma de residência em TI junto a Tribunal de Contas do RN



Processo seletivo oferece 14 vagas, com remuneração de R$ 2 mil. Inscrições estão abertas a partir de hoje, segunda-feira

O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), publicou na sexta-feira (15) um edital para criação de uma nova turma do Programa de Residência em Tecnologia da Informação (TI) junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN).

Ao todo, são ofertadas 14 vagas, destinadas a candidatos com nível superior, que receberão bolsa de estudos no valor de R$ 2 mil. Os interessados deverão realizar, entre os dias 20 de junho e 3 de julho, inscrição por meio do formulário disponibilizado no SIGAA (buscar por “TCE”).

Instituído junto a órgãos públicos e empresas privadas de alcance local, regional e nacional, o programa de Residência promove a atuação teórica e prática dos alunos em ambientes reais de desenvolvimento em TI, de modo a formar profissionais qualificados e preparados para as demandas do mercado tecnológico.

Uma vez aprovados, a atuação dos novos residentes acontecerá integralmente nas instalações do TCE e da UFRN, com carga horária semanal de 30h. Ao término do programa, os estudantes concluintes recebem certificado de conclusão de nível de pós-graduação em TI.

Além das atividades de desenvolvimento, os residentes também desempenham atividades de capacitação e de vivência profissional, como palestras, cursos, reuniões de trabalho e projetos de inovação, entre outras.

Conforme determina o Edital nº 001/2022 – Residência em TI (TCE – Turma 4), para se inscrever, o candidato deve ter graduação em curso superior reconhecido pelo MEC.

Seleção

O processo de seleção consistirá em três etapas: homologação das inscrições, prova de conhecimentos específicos e exame prático. Para o teste de conhecimentos específicos, o programa aplicará uma prova com 30 questões de múltipla escolha, a qual acontecerá no dia 10 do próximo mês.

Já o exame prático deverá avaliar a capacidade técnico-científica dos candidatos quanto à resolução de tarefas inerentes ao cargo. Essa etapa acontecerá no dia 17 de julho.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 22 de julho, através do site do IMD (aba de “Editais”), e as atividades terão início no dia 01 de agosto.

TCE

Esta será a quarta turma de residência em TI a acontecer junto ao TCE. Junto ao órgão de justiça, o programa promove atividades que abrangem soluções de Business Intelligence (BI) e desenvolvimento de software. Até o momento, a parceria institucional já rendeu a criação de 33 produtos tecnológicos.

Segundo o professor Marcel Oliveira, coordenador do programa junto ao Tribunal, cada nova turma da residência junto ao Tribunal tem feito, em média, cerca de dez soluções – oriundas de demandas do comitê de gestores de TI do próprio órgão de fiscalização. Outras ações surgem de acordo com a necessidade de atualização dos sistemas já criados.

_______________________________________

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.