ILTM Latina America

Portugal Wine and Books

imagem

 

Para esta edição da ILTM Latim America, que acontece entre os dias 4 a 6 de maio, no pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera, Portugal convida os participantes da maior feira de turismo de luxo da América Latina a visitarem o país em roteiros inspirados nos livros e no enoturismo.

 

Durante o período da feira, Portugal destaca à literatura, que pretende colocar no mapa, valoriza e promove a oferta do Turismo Literário e enaltece a língua portuguesa e os seus escritores, em diálogo com o país. Este programa procura assim contribuir para a coesão social e territorial e impulsionar o negócio turístico, em total alinhamento com o Plano para a Retoma do Turismo e com as metas preconizadas na Estratégia Turismo 2027.

 

Como coprotagonista do espaço de Portugal, aparece o enoturismo e em particular o vinho, um produto que toca todas regiões e que atrai turistas de maior poder aquisitivo, que permanecem durante um período maior no país. Nos últimos anos, a região tem crescido cada vez mais em experiências turísticas com este foco.

 

Para Bernardo Barreiros Cardoso, Diretor do Turismo de Portugal no Brasil, o Enoturismo e o Turismo Literário, são projetos que “contribuem para diminuir ainda mais o índice de sazonalidade no turismo em Portugal. Explorar o potencial das nossas tradições como são a literatura e o enoturismo tem sido um importante recurso para incentivo ao turismo”.

 

“Temos escritores conhecidos em todo mundo, incluindo um prêmio nobel. Portugal tem muito a oferecer: de roteiros temáticos a centros culturais, casas-museus e até mesmo a livraria mais antiga do mundo, que está em funcionamento desde 1732, a Bertrand em Lisboa. No Porto, considerada por diversas vezes como uma das livrarias mais bonitas do mundo, temos a Lello serviu de inspiração a escritores e artistas, entre os quais se conta a autora de Harry Potter”.

 

“Tudo isso, nos faz acreditar que uma interessante história literária e um bom vinho podem ser excelentes pretextos para uma viagem inesquecível”, conclui Cardoso.

 

Para quem nos visitar, foi criado um ambiente que visa inspirar futuras viagens pelas diferentes regiões e experiências que o destino oferece através dos livros e do vinho. Vamos aproveitar ainda para mostrar em detalhes as sete regiões através da nova edição dos SketchTour Portugal Reload.

 

O Turismo de Portugal aproveita este conceito para celebrar o dia Internacional da Língua Portuguesa, no próximo dia 05 de maio.

 

Sobre o VisitPortugal

VisitPortugal é a marca Destino Portugal. Integrado no Ministério da Economia e da Transição Digital, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa. 

Info: www.visitportugal.com

 

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.