O III Encontro dos Profissionais do Turismo das Serras Gaúchas com Cristina Lira, paralelo ao Festuris, realizado no sábado (5) em palestra almoço no Grande Hotel de Canela, destacou dois assuntos distintos: Airbnb, apresentado pelo presidente da Associação Brasileira de Resorts- ABR, Luigi Rotunno e o Turismo religioso e Vale receptivo pelo presidente da Associação dos Guias do Circuito Turistico religioso de Aparecida, João Gilberto Oliveira. O evento foi aberto pela diretora do Festuris, Marta Rossi. Prestigiaram o evento, o presidente da ABIH nacional, Dilson Fonseca e esposa, o diretor da ABIH nacional, Luciano Castro Carneiro e esposa , a secretária adjunta de turismo de Gramado, Kalinka Moz Silveira, também o diretor do Grande Hotel de Canela, Regis Correa e esposa, o coordenador geral do Festival de Turismo das Cataratas, Paulo Angeli e esposa Mira Momo Angeli, diretora de ambientes do festival de turismo das Cataratas. Pelo RN, apenas a diretora da pousada Peixe Galo e da Atlantis Divers de Fernando de Noronha, Ana Sonehara Mueller. O Grand hotel de Canela, que estava comemorando 100 anos, recebeu uma singela homenagem do presidente da ABIH nacional, Dilson Fonseca que afirmou que o hotel receberá uma homenagem na cerimônia de 80 anos da ABIH nacional, que será dia 18 de novembro, em Brasilia. A partir de agora, o hotel oficial nas serras gaúchas, é o Grande hotel de Canela.
A primeira palestra foi sobre Airbnb- um modelo de negócio por Luigi Rotunno
Quebra de paradigmas
Uma revolução em matéria de modelo de negócio, o caso do Airbnb é mais do que um sucesso econômico, ele representa uma mudança radical na forma de organizar as atividades empresariais nos tempos de uma economia tecnologicamente conectada e compartilhada. Uma verdadeira revolução que nos obriga a mudar a forma de pensar e, sobretudo, de legislar as atividades econômicas. Qual o tamanho desse desafio e como o mundo se transformou em volta desse novo modelo de negócio? É essa questão que tentaremos analisar neste documento avaliando o complexo modelo estratégico do Airbnb.
A primeira resposta ao sucesso do Airbnb, no âmbito do turismo, foi explicada ao alegar que existia uma demanda reprimida (pessoas querendo viajar) e uma oferta excedente (imóveis desocupados). Ao enxergar essa oportunidade, o Airbnb tornou-se uma das startup’s de maior sucesso da história, fazendo a conexão entre essas duas necessidades. Com essa explicação, os profissionais da área de turismo do mundo inteiro passaram por incompetentes sem visão.
Será que é assim mesmo? De forma alguma. Todos sabiam analisar o mercado, mas ninguém teve coragem ou tamanho necessário para infringir as leis, pois é disso que se trata. Empresários e investidores têm como dever analisar os modelos de negócios dentro dos parâmetros jurídicos, portanto, jamais teriam criado um modelo de negócio similar ao do Airbnb. A partir desse momento, entra a análise da palavra “disruptivo”, que caracteriza o modelo de negócio do Airbnb. É disruptivo o lado extremamente ousado de um modelo que desafia as leis para, depois, tentar regularizar-se mediante uma forte pressão popular e midiática.
Com uma postura de “too big to fail” (“grande demais para falhar”, em tradução livre) e apoio dos mercados financeiros ávidos de produtos que lucram, o Airbnb elaborou uma estratégia mista entre políticas e investimento.
A segunda palestra sobre o potencial turístico e religioso da região do Vale do Paraiba, com destaque para Aparecida e para o projeto do Vale receptivo, com apresentação do presidente da Agctur, e coordenador geral do projetoJoao Gilberto Oliveira.
PRESENÇAS
O encontro contou com a presença de gestores de turismo da região do Vale do Paraiba, tais como Maria Jovita Villela,gestora de viagens da Agctur, Fátima Midões, guia de turismo nacional e regional e eleita presidente da Associação dos Guias do Circuito turistico religioso de Aparecida , Tereza Linhares, guia de turismo e América do Sul, Jussara Lemes. da Ativa Rafting e aventuras ,o vice presidente da ABAV-BA, Roberto Di Tullio, o diretor da Mello´s Assessoria, o vice presidente da South America CWW, Eduardo Genekian, o gestor da Liga Eventos, Braian Moura, Renata Righi , gerente comercial do La Torre resort, Tatiane Moreno da ABR, bem como Renata Santos, assessora de Imprensa da ABR, João Bueno, executivo da ABR e a jornalista Lu Zanatta, assessora de imprensa do Grande hotel de Canela. O evento contou com apoio do Convention de Gramado & Canela, Festuris e Grande hotel de Canela.
Agradecimento a toda equipe do Grande hotel de Canela,em especial a Venivian, e ao sr. Regis e sra , e todo pelo serviço impecável e gastronomia excelente.