Boa Viagem por Cristina Lira

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

IERN chega a Campo Grande: 4ª unidade no Estado interioriza educação profissional

Inauguração do IERN Edimar Vieira de Almeida foi antecedida da entrega das unidades de Natal, Jardim de Piranhas e Alexandria

“Um espaço fundamental para o nosso futuro”. Foi assim que Maria Isabelle dos Santos, 16 anos, estudante da escola estadual Ana Maria Vieira Liberato, definiu a chegada do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) ao município de Campo Grande. A quarta unidade do instituto foi entregue pelo governo do Rio Grande do Norte na tarde desta sexta-feira (06). Integrante do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP), o IERN Edimar Vieira de Almeida foi concebido com conceitos arquitetônicos modernos, acessíveis e sustentáveis, incluindo tecnologias de reuso de água e energia solar. A inauguração foi antecedida da entrega das unidades de Jardim de Piranhas e Alexandria, além de Natal, a primeira escola entregue.

“É uma alegria, pois sempre amei escolas grandes, e agora na minha cidade teremos uma onde eu poderei estudar. Isso é muito legal”, comemorou Maria Isabelle.

Em solenidade concorrida, a governadora Fátima Bezerra destacou o papel dos IERNs. “São escolas realmente à altura de preparar a nossa juventude para dias melhores”.

“Essa expansão da educação profissional aqui no Rio Grande do Norte faz parte do plano de expansão da educação profissional do Governo Federal. No Rio Grande do Norte, eu tive um papel decisivo e era meu dever, enquanto deputada federal na época, junto aos governos do PT, do presidente Lula, trazer os institutos federais para o estado. Foi uma verdadeira revolução: a gente só tinha duas unidades e chegamos a 21”, lembrou a governadora sobre a expansão dos IFRNs no Rio Grande do Norte.

Agora, na condição de governadora, Fátima Bezerra disse que “conquistou os recursos e, portanto, retomei o projeto de expansão da educação profissional. Com a volta do presidente Lula, nada mais natural que façamos exatamente essa parceria. O dado concreto é que quem está ganhando com isso é a juventude do Rio Grande do Norte e suas famílias, porque passam a ter oportunidades de educação profissional através dessas escolas, que são de padrão de primeiro mundo, o padrão dos institutos federais. São escolas realmente à altura de preparar a nossa juventude para dias melhores”.

Reconhecendo o papel do trabalho interfederativo, o prefeito de Campo Grande, Bibi de Nenca, avaliou que “entre o sonho e a conquista que hoje se realiza, há uma grande diferença: há trabalho, esforço, dedicação. Governadora, a senhora, que também vem de uma família humilde, sabe o que significa estar aqui hoje, inaugurando uma escola com uma infraestrutura tão robusta. Esta estrutura pertence aos jovens, ao passado, ao presente, e, principalmente, ao futuro”.

Estrutura e oferta de Cursos

O IERN de Campo Grande iniciará suas atividades oferecendo cursos técnicos em Agroecologia e Administração, atendendo à demanda educacional da 11ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) de Assú. A unidade está estrategicamente posicionada para atender aos municípios circunvizinhos como Assú, Carnaubais, Ipanguaçu, entre outros.  A região conta com 26 escolas estaduais que atualmente atendem 6.669 estudantes e 558 professores.

“Não são apenas prédios, são símbolos de esperança e transformação. Aqui, nossos alunos encontrarão não apenas professores e gestores educados, mas também uma infraestrutura moderna, equipada com tecnologias atualizadas, que permitirá uma formação profissional de excelência”, avaliou a secretária estadual de educação, Socorro Batista.

Para a gestora, “essa iniciativa demonstra um compromisso com a democratização do acesso à educação básica, consolida a formação geral e sua integração com a educação para o trabalho”.

Participação comunitária e infraestrutura

A definição dos cursos oferecidos pelo IERN de Campo Grande foi resultado de plenárias participativas e audiências públicas, garantindo que os programas educacionais atendam às necessidades locais e regionais. Com uma infraestrutura robusta composta por 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditório, refeitório, quadra esportiva e ambientes de convivência, a unidade está preparada para receber os estudantes. As matrículas começam a partir do próximo dia 22 de se estendem até 28 de julho.

Expansão e investimentos na Educação Profissional

A inauguração do IERN de Campo Grande faz parte de um plano maior de expansão da rede estadual de educação profissional e tecnológica, que visa atender à crescente demanda por formação técnica qualificada. Com um investimento total de R$ 14 milhões, distribuídos entre a construção da estrutura física e a aquisição de mobiliário e equipamentos laboratoriais, o governo estadual reafirma seu compromisso em oferecer educação de qualidade e acessível a todos os potiguares.

Desde 2019, o número de matrículas na educação profissional no estado aumentou 39,4%, saltando de 7.389 para 10.299 em 2023. A estimativa para 2024 é que esse número alcance 13 mil estudantes. A expansão contínua prevê a conclusão de novas unidades em Mossoró e São José de Mipibu em 2025.

Além dos já citados, estiveram presentes na solenidade o vice-governador Walter Alves; os deputados estaduais Francisco do PT e Neilson Diógenes; Cleonice Kozerski, secretária adjunta da educação; Flaubert Fernandes subsecretário de Educação da SEEC, Gaspar Pereira, adjunto da Infraestrutura; Ivanilson Maia, adjunto do Gabinete Civil; Aldeiza Silva, diretora da 11ª Direc; José Estácio de Mendonça, diretor do Iern de Campo Grande; Cíntia Nascimento, vice-diretora do Iern de Campo Grande e Gabriel Medeiros, subsecretário da Juventude.

Ainda compareceram o vice-prefeito de Campo Grande, Grimaldo Gondim; o prefeito de Janduís, Salomão Gurgel; o prefeito de Upanema, Renan Mendonça; a prefeita de Triunfo Potiguar, Joana Darc; a secretária de educação de Campo Grande, Luiza Vieira; vereadores de Campo Grande; Joyce Azevedo, representando Caramuru Paiva; Dra. Leida Almeida da UFRN; Guianeza Saraiva da UERN; Ludmila Oliveira da UFERSA, Alexandre Rocha do Fórum das Associações Rurais de Campo Grande e Maria Demétrio, representante da UBES.

Serviço:

IERNS INAUGURADOS:

IERN NATAL

Inauguração – 20 de maio de 2024

 

IERN JARDIM DE PIRANHAS

Inauguração – 04 de julho de 2024

IERN CAMPO GRANDE

Inauguração – 05 de julho de 2024

 

IERN ALEXANDRIA

Inauguração – 05 de julho de 2024

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem por Cristina Lira