Hotelaria recebe Secretário de Estado da Casa Civil e presidente da Liesa

Diretores e gerentes dos hotéis 5 estrelas da capital fluminense se reuniram na tarde desta terça-feira, dia 15, no restaurante Térèze, do hotel MGallery Santa Teresa, para seu tradicional almoço mensal. O encontro contou com dois convidados de peso, o Secretário de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, Nicola Miccione, e o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro.

A pauta abordou as diversas frentes que se relacionam com a atividade turística no estado, tais como assistência social e população de rua, empasses para realização de eventos e recentes dificuldades de licenciamento e alvarás pelos Bombeiros, reforço da Operação Verão e segurança turística em geral, entre outros.

Nicola Miccione declarou que o estado tem um olhar diferenciado para o Turismo, e neste cenário o suporte da segurança pública é fundamental. Para o secretário, é importante capacitar as forças de segurança para ganhar mais eficiência e autonomia, tendo como case de sucesso o trabalho de monitoramento que será realizado no estado, com a licitação de cerca de 22 mil câmeras que começaram a ser colocadas nos uniformes dos policiais desde o final do ano passado. Os programas Segurança Presente e Bairro Seguro também foram citados como exemplo bem-sucedidos.

O secretário destacou a importância do diálogo entre os órgãos públicos e também com a iniciativa privada para o fortalecimento econômico do estado do Rio. Ele compartilhou que o estado deve receber mais de 70 milhões em novos investimentos, gerando milhares de empregos diretos e indiretos, e exemplificou, citando a chegada de grandes players como Magazine Luiza e Centro de Distribuição da Amazon.

O presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, também participou do almoço e compartilhou as novidades do desfile das Escolas de Samba no Sambódromo a partir de 21 de abril. Perlingeiro destacou o investimento na Passarela do Samba, que ganhou recapeamento do asfalto e nova Iluminação. O titular da Liesa reforçou, ainda, que as quadras das escolas vêm realizando ensaios abertos ao público e que está em planejamento um “esquenta” de Carnaval na Cidade do Samba no último fim de semana de fevereiro, que emenda com o feriado mantido na terça-feira de Carnaval – dia 1º de março, também aniversário de fundação da cidade do Rio de Janeiro -, reforçado com o decreto do Governador de ponto facultativo nos dias 28 de fevereiro e 02 de março.

Para garantir maior segurança à realização dos desfiles das agremiações, a Liesa vai lançar um aplicativo para que foliões e componentes de agremiações comprovem a vacinação contra a Covid-19, evitando aglomeração nas filas e garantindo o cumprimento dos protocolos sanitários.

O evento também contou com a presença do presidente da TurisRio, Sergio Ricardo, e da diretora do Med Rio CheckUp, Silvia Ururahy, que discorreu sobre os serviços da empresa voltados para os empreendimentos hoteleiros.

O presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município, Alfredo Lopes, ressaltou a importância do turismo para a economia do estado. “Só o Turismo e toda sua capilaridade direta e indireta na economia consegue reunir em um só debate assuntos que vão do Carnaval à infraestrutura. É um segmento que precisa ser prioridade da agenda pública, ainda mais em um destino de vocação como é o nosso Rio de Janeiro”.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.