Um trabalho que envolve Meio Ambiente e reciclagem, desenvolvido através de uma parceria firmada entre o Hotel VillaOeste e a Associação Comunitária Reciclando para a vida (ACREVI) ajuda a mudar a realidade de famílias do Bairro Malvinas, periferia de Mossoró. Única instituição privada do município a trabalhar em conjunto com a associação, o VillaOeste repassa todo o material reciclável existente para os artesãos, que além de renda, devolve a dignidade a cidadãos muitas vezes desacreditados diante de uma dura realidade.
O material repassado pelo hotel é composto por papel, vidro, e principalmente plástico. Semanalmente, segundo dados da Acrevi, o dispositivo turístico repassa uma média de 30 quilos de plástico. Depósitos, garrafas pet, além de vasilhames de material de limpeza do hotel logo são transformados em vassouras, objetos de decoração, que são vendidos e revertidos para a renda do artesão e manutenção da associação. “Este trabalho é muito gratificante. Antes o que ia para o lixo, agora se transforma nas mãos dos artesãos. Faz parte do Programa de Redução de Impactos Ambientais, desenvolvido pelo hotel, e além de contribuir para o Meio Ambiente, ajuda famílias”, enfatiza Diego Coelho, diretor geral do empreendimento.
A parceria não se resume apenas ao repasse do material reciclável à associação. Palestras e oficinas de conscientização ambiental são desenvolvidas nas dependências do hotel, e capacitam funcionários sobre práticas ambientais responsáveis, além de repassar orientações para a preservação ambiental não apenas na área do instrumento turístico, mas em toda a cidade. “No início, tivemos certa dificuldade. É difícil conscientizar de uma hora pra outra. Mas hoje o pessoal já recebe bem as informações, e os resultados são muito bons”, declara a presidente da Acrevi, Josefa Avelino da Silva.
Ao todo, 56 pessoas são beneficiadas com as atividades desenvolvidas na associação. A melhoria na qualidade de vida é visível. Homens e mulheres que antes não possuíam nenhuma renda, hoje sustentam a família com base na reciclagem e venda de material produzido na própria Acrevi. Dona Lúcia Ferreira da Silva, 47, não esconde a satisfação em falar do trabalho que desenvolve há quatro anos. “Além de conhecimento sobre formas de como melhorar o Meio Ambiente, tenho meu dinheirinho, e consigo me manter. Faço isso trabalhando com uma coisa que eu gosto e me dá benefício”, ressalta a artesã.
O sucesso serve de exemplo para que outras instituições passem a realizar a parceria, que além de resultados no trabalho de consciência ambiental, garante melhoria de renda ao grupo de artesãos que participa da Acrevi.
“O Hotel VillaOeste é um dos melhores parceiros que temos, e acreditamos que mais entidades possam nos ajudar por ver os bons resultados da nossa parceria”, declara Maria José Rodrigues, vice-diretora da Acrevi.