Mais de 15 equipas de jovens universitários estarão reunidas durante dois dias no Hub Criativo do Beato para pensar soluções tecnológicas para o problema da habitação em Lisboa, tendo apoio e mentoria ao longo do fim-de-semana.
29 DE MAIO – 16h00 – DOMINGO
A sessão final, de entrega de prémios e encerramento do evento, será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, domingo, 29 de maio, pelas 16:00 horas.
28 DE MAIO – 10h00 – SÁBADO
A Arquiteta Helena Roseta, antiga vereadora com o pelouro da Habitação na Câmara Municipal de Lisboa, irá presidir à sessão de abertura do Hackathome que se realizará amanhã, sábado, 28 de maio, pelas 10:00 horas, no Hub Criativo do Beato.
A sessão inaugural contará, ainda, com a participação da vereadora com o pelouro da Habitação, Filipa Roseta, o vereador com o pelouro da Inovação, Diogo Moura, e o diretor executivo da Startup Lisboa, Gil Azevedo.
Segundo os resultados provisórios dos Censos 21, cerca de 48 mil casas em Lisboa estão vazias e é urgente dar-lhes uma nova vida, tendo em conta que nem todas são municipais, mas todas podem contribuir para a solução da crise da habitação.
O evento Hackathome surge no âmbito da cocriação da Carta Municipal da Habitação e tem como objetivo trazer soluções inovadoras com base na tecnologia que, de forma sustentável, contribuam para aproximar a oferta e a procura de habitação a preços acessíveis.
As equipas terão 24 horas para desenvolver as respetivas propostas – de sábado às 12 horas a domingo às 12 horas. Posteriormente irão apresentar o resultado do trabalho realizado ao painel de júri, composto pela vereadora Filipa Roseta, o presidente da Sociedade de Reabilitação Urbana, António Lamas, o diretor executivo da Startup Lisboa, Gil Azevedo, o diretor executivo para parceiros e pequenas e médias empresas da Microsoft Portugal, Abel Aguiar, e o fundador e CEO da Mypolis, Bernardo Branco Gonçalves.
Após a decisão do júri, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, irá presidir à sessão de entrega de prémios e ao encerramento do Hackathome.
As sessões de abertura e encerramento são abertas aos jornalistas e público em geral mediante a confirmação de inscrição.