Evento realizado em Iguape foi palco para a discussão e formatação de projetos para o setor Turístico; Secretária de Turismo de Guarujá destacou o efeito Copa e Rio 2016
Na última semana, Guarujá garantiu mais uma vez seu espaço de destaque no Turismo internacional. A Secretária de Turismo da Cidade, Maria Eunice Ribeiro Leão Grötzinger, representou o Município e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) no V Congresso Latino-americano de Cidades Turísticas, que foi realizado de 3 a 6 de junho, na cidade de Iguape. Na ocasião, Maria Eunice abriu o evento destacando a importância do turismo para a Baixada Santista e as potencialidades de Guarujá neste segmento.
O Congresso foi uma realização da Federação Latino-americana de Cidades Turísticas, o qual Guarujá tem representatividade. O grupo é composto por prefeitos, secretários de turismo de municípios turísticos do Chile, Brasil, Paraguai, Uruguai, Peru, Equador, Argentina, Costa Rica e Porto Rico, além de contar com a participação de vereadores, empresários e estudantes do segmento em congressos. O objetivo do grupo é criar roteiros integrados de turismo na América Latina, intercambiar projetos de gestão pública e privada do setor, compartilhar projetos, experiências e fortalecer o circuito latino-americano.
Responsável por abrir o Congresso, a Secretária de Turismo de Guarujá definiu o encontro como uma consolidação de alianças. Para ela, a junção de forças com cidades e países vizinhos no segmento turístico é sinônimo de bons frutos para a visibilidade do poder público. “Guarujá acredita que pode realizar muito mais se cooperar e pedir cooperação. E essa é uma das razões pelas quais na Copa do Mundo estabelecemos contato com dirigentes estrangeiros de 11 países e recebemos no Município a Bósnia e Herzegovina”, disse.
Maria Eunice destacou também que essa visibilidade tende a crescer, visto o próximo grande evento para a América Latina: os jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, no Rio de Janeiro. A secretária reforçou que Guarujá tem interesse em participar da festa e, por isso, acredita que as parcerias planejadas para os próximos meses darão retornos efetivos para a “Pérola do Atlântico”, e outras cidades participantes. “Para o Rio 2016, já visitamos quatro países europeus e acreditamos que vamos receber uma ou mais delegações esportivas. Elas trarão visibilidade à região, visitantes e investimentos estaduais e federais”, completou.
|