Grupo Kontik reúne cinco tendências para viagens corporativas em 2022

Mudança de comportamento na hora de fechar a viagem e experiência facilitada são algumas das transformações observadas pelo co-CEO do Grupo, Fernando Vasconcellos

Com o avanço da vacinação da Covid-19 e a retomada cada vez mais expressiva das atividades econômicas, as viagens corporativas estão voltando a acontecer ao redor do Brasil e do mundo. Segundo dados Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas da (Alagev), em setembro de 2021, foram injetados R$ 453,4 milhões na economia e o setor registrou 96% de aumento no faturamento, se comparado ao mesmo período de 2020.

Pensando nisso, Fernando Vasconcellos, co-CEO do Grupo Kontik, uma das maiores Travel Management Company do país, reuniu as principais tendências do mercado para o ano de 2022, com base nos dados e mudanças de comportamento observadas pelas empresas parceiras.

1. Viagens híbridas a trabalho e lazer

Com o modelo híbrido, que veio para ficar, já é possível observar as empresas mais flexíveis, dando a possibilidade para os funcionários ampliarem as viagens durante a semana ou fim de semana para poderem conhecer e desfrutar da cidade que foram visitar a trabalho. A Kontik notou que as empresas passaram a flexibilizar a passagem de volta em dois ou três dias, como um benefício para o funcionário. E, como consequência desta tendência, acarretou um aumento no turismo de lazer.

2. Viagens a curto prazo

Outra mudança observada pelo Grupo Kontik diz respeito ao período de antecedência que as viagens passaram a ser confirmadas, que reduziram de 10 dias (para viagens nacionais) ou 15 dias (para viagens internacionais) para dois dias úteis em ambos os casos. Vasconcellos explica que é uma consequência da pandemia, já que ficou mais difícil fazer previsões de longo prazo devido à alternância de ondas do vírus. A mudança deve permanecer até que a situação seja controlada por completo. Essa tendência resultou no aumento do ticket médio dessas viagens e, por outro lado, na menor taxa de alteração de roteiro ou data.

3. Mais atenção na segurança dos funcionários

As empresas também passaram a priorizar indicadores de higiene, especialmente para hospedagem dos funcionários. O setor precisou se atentar a essas questões de sanitização, além de executar mudanças em políticas de viagens das empresas e os serviços de segurança, que eram mais requisitados por empresas globais, ficaram mais evidentes nas empresas nacionais.

O Grupo Kontik observou um aumento exponencial na procura por hotéis com selos preferenciais de sanitização, além da disposição das empresas em aumentar o budget de hotelaria para atender a essa norma. Além disso, as companhias também passaram a priorizar voos diretos, sem conexão, especialmente para destinos mais próximos da origem.

4. Consultoria de viagem

Outra tendência observada pelo Grupo Kontik foi a alta procura das empresas por um serviço de consultoria e monitoramento 24 horas, com foco nas mudanças de regras de embarque e desembarque das principais cidades do Brasil e do mundo, devido às constantes mudanças de restrições ao combate à pandemia. Nesse sentido, para atender essas exigências, a Kontik precisou reforçar os treinamentos dos consultores, além de desenvolver uma central de monitoramento de informações, para que elas sejam repassadas aos clientes, no ato das suas reservas. Com isso, eles podem antecipar documentações, além de analisar as condições e obrigatoriedades para cada viagem.

5. Segurança da informação

Com um volume muito maior de transações, conversas e decisões tomadas de forma digital, também em decorrência da pandemia, o Grupo Kontik está investindo R$ 1 milhão em segurança de dados e vem realizando os ajustes necessários para a LGPD desde junho de 2021. Entre as novidades já implantadas estão relatório de impacto, criação de regras de boas práticas e governança, plano de comunicação de incidente de segurança, criação de canal de atendimento, criação de um cargo de DPO (data protection officer), treinamento para todos os colaboradores, entre outros.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.