Greve ANPAC (sindicato pilotos e assistentes de voo)‏ Itália

A greve convocada para o dia de hoje pela ANPAC, um dos sindicatos que representam os pilotos e assistentes de voo, não causou desconforto significativo, graças ao sentido de responsabilidade dos funcionários da Alitalia e às ações postas em prática para proteger os passageiros.

Durante o dia de hoje Alitalia não realizou qualquer cancelamento de voo, além dos programados como precaução desde ontem. Os voos operados de forma regular, ao final do dia, serão de cerca de 600.

As dificuldades eram reduzidas e não havia fila nos escritórios de reserva ou no Aeroporto de Roma Fiumicino, tampouco em outros aeroportos italianos, onde a situação está rapidamente voltando ao normal.

Às 18:30h (13:30h horário de Brasília), correspondente ao início do faixa de garantia que durará até 21:30h durante a qual os voos operarão regularmente, 95% dos pilotos e comissários de bordo encontrava-se regularmente em serviço.

Prevaleceu o sentido de responsabilidade de todos os colaboradores, tanto por parte dos funcionários que trabalham embarcados, tanto quanto pelo pessoal de terra, que estava presente nos aeroportos para prestar assistência sempre que necessário. Todas essas pessoas merecem os agradecimentos de toda a empresa.

Os funcionários da Alitalia compreenderam a necessidade de não aderir a uma greve sem precedentes e desrespeitosa, convocada em um “dia quente” para as partidas de verão. Na sequência da recente reabertura do Terminal 3 e do setor D, todas os funcionários querem deixar para trás dois meses de grande dificuldade e compromisso, para retomar as operações completas.

Para acomodar os passageiros que não embarcaram hoje, quartos em cerca de uma dúzia de hotéis foram suficientes para a hospedagem. Alitalia espera poder reproteger estes passageiros que não conseguiram embarcar hoje para amanhã.

Alitalia, graças a seus clientes que compreenderam os esforços feitos pela Companhia e que concordaram em embarcar em voos alternativos, pede desculpas para aqueles que não puderam embarcar hoje.

Alitalia sublinha que para os passageiros de voos cancelados que decidiram desistir da viagem é garantido um reembolso integral do bilhete, independentemente da tarifa paga. Aqueles que desejam remarcar o vôo em outra data pode realizar a remarcação até 31 de Julho de 2015 sem qualquer penalização.

Quanto aos motivos citados pelo sindicato ANPAC e a motivação para a greve, a Alitalia afirma que estes são inconsistentes, que todos os investimentos continuam, como previsto, que nenhum excedente é esperado para a tripulação de voo e que a revisão contratual de pessoal CITYLINER foi objeto de um acordo assinado em 22 de Julho com os sindicatos mais representativos.

– Fim –

Sobre a Alitalia

Alitalia – Società Aerea Italiana (alitalia.com) é a maior companhia aérea da Itália e iniciou suas operações em 1º de janeiro de 2015, após a aquisição das atividades operacionais da Alitalia – Compagnia Aerea Italiana, agora chamada CAI. A CAI tem uma participação de controle de 51% na Alitalia e os restantes 49% das ações são de propriedade da Etihad Airways, a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos. Como parte de sua programação do verão de 2015, a Alitalia voa para 102 destinos, incluindo 27 italianos e 75 destinos internacionais, com um total de 164 rotas e 4.500 voos semanais. A Alitalia possui uma das frotas mais modernas e eficientes do mundo, com uma idade média de oito anos. Ela é membro da aliança SkyTeam e faz parte da joint venture transatlântica ao lado de Air France-KLM e Delta Air Lines. Alitalia, juntamente com a airberlin, Air Serbia, Air Seychelles, Etihad Airways, Etihad Regional operated by Darwin Airline, Jet Airways e NIKI, também participa da Etihad Airways Partners, que reúne companhias aéreas com pensamentos similares para oferecer aos clientes mais opções através de melhores redes, mais horários e benefícios de participantes dos programas de milhagem. A Alitalia e a Etihad Airways foram nomeadas as Companhias Aéreas Oficiais da Expo Milano 2015.

Rolar para cima