Governo lança campanha de vacinação contra a Covid-19 no RN

Oito profissionais de saúde são os primeiros imunizados no estado

Em menos de 24 horas após receber o primeiro lote de vacina contra a Covid-19, o Governo do RN deu início ao processo de vacinação dos potiguares. Na manhã desta terça-feira (19) a governadora Fátima Bezerra coordenou o lançamento da campanha e participou da vacinação das oito primeiras pessoas no estado, em uma solenidade na Escola de Governo, em Natal. 

O ato foi coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Macaíba, Extremoz e Ceará-Mirim, que indicaram os profissionais de saúde imunizados. “Este é um momento simbólico no qual brota muita emoção. O nosso país vive uma conjuntura instável com reflexos no enfrentamento da pandemia. O Brasil demorou a iniciar a vacinação, o que é preocupante quando a pandemia recrudesce. Enfrentamos muitos desafios, trabalhamos muito até chegar até aqui. Mobilizamos os governadores pela vacina, pessoalmente fui três vezes a Brasília só no mês de dezembro último. Mas hoje temos a vacina, ainda que em pequena quantidade”, afirmou a governadora.

A primeira pessoa vacinada em território potiguar foi a técnica em enfermagem Maria das Graças de Oliveira, que há 35 anos integra os quadros do Hospital Giselda Trigueiro, referência no combate à Covid-19. Fátima Bezerra registrou que “poucas horas após a chegada da vacina já estamos enviando aos municípios. Havíamos prometido 72 horas, mas estamos fazendo em menos de 24 horas. Isto é possível por que nos preparamos, organizamos a recepção e distribuição a todo o estado e estamos dando apoio aos municípios”.  

A chefe do Executivo também enfatizou que os esforços da administração estadual no enfrentamento à pandemia apresentam resultados altamente positivos. “O nosso estado é referência nacional no combate à pandemia. Instalamos uma estrutura de mais de 600 leitos que ficam como legado para a população. Criamos sistemas importantes e eficientes como o Regula RN, que permite o acompanhamento em tempo real da utilização dos leitos exclusivos para assistência Covid. E agora criamos o RN + Vacina, em parceria com a UFRN, que vai monitorar desde a chegada das vacinas até a aplicação a cada norte-rio-grandense. Um sistema pioneiro e inovador que garante o monitoramento em todo o estado”.

MUNICÍPIOS

No lançamento do processo de vacinação o Governo do Estado assinou com os municípios termo de cessão de 1000 tablets para utilização nas mais de 700 salas de vacinação espalhadas pelo RN. O equipamento vai permitir a efetiva alimentação do sistema RN + Vacina. Ainda esta semana Fátima Bezerra vai tratar junto ao Ministério da Saúde sobre novas remessas da vacina. “Não descansaremos um só minuto enquanto toda população não for vacinada. Saúdo a ciência para vencermos a pandemia. O início da vacinação é momento de celebrar a vitória da vida, contra o negativismo”, encerrou.

A importância dos municípios seguirem as recomendações da Sesap e do Ministério da Saúde na aplicação da vacina foi ressaltada pelo secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia. “Todos os municípios são chamados à sua responsabilidade. E precisamos manter as medidas de proteção individual e coletiva, usar máscara, higienizar constantemente as mãos, evitar aglomerações e respeitar o distanciamento social”, alertou o secretário.

Ele ressaltou a firmeza na orientação da governadora Fátima Bezerra desde o início da pandemia e a dedicação e compromisso dos profissionais de saúde e de diversos setores, assim como o engajamento da sociedade, dos poderes constituídos, Ministérios Públicos, empresas e sociedade civil. “Agradecemos o espírito de cooperação, a somação de esforços para fazer o melhor”, pontuou o gestor.

Os municípios da região metropolitana de Natal começaram a receber as vacinas ainda na manhã desta terça-feira. Até o final da tarde vários outros municípios poderão receber seus lotes nas regionais de saúde e dar largada à vacinação.

O ato na Escola de Governo contou com a participação do vice-governador Antenor Roberto, senador Jean Paul Prates, dos secretários de Estado de Gestão e Metas, Fernando Mineiro, do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, do Trabalho, Habitação e Ação Social, Iris Oliveira, da Administração, Virgínia Ferreira, da Comunicação, Guia Dantas, comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Luiz Monteiro, subcomandante da Polícia Militar, coronel Zacarias Mendonça, adjuntos da Saúde, Maura Sobreira e da Infraestutura, Haroldo Filho, coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Marcos Carvalho, coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN, Ricardo Valentim, diretor do Itep, Marcos Dantas. Também participaram os prefeitos de São Gonçalo do Amarante, Paulo de Souza, e Ceará Mirim, Júlio César. As gestões de Natal, Parnamirim e Macaíba enviaram representantes da área da saúde.Fotos: Elisa Elsie

49500.jpeg
49501.jpeg
49503.jpeg
49505.jpeg
49506.jpeg
49509.jpeg
49507.jpeg
49504.jpeg
49502.jpeg
49508.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.