Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Governo do RN assina contratos para implantação do Museu da Rampa e urbanização das Orlas de Tibau do Sul e Pipa

O Governo do RN realiza nesta sexta-feira (10), no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo, a solenidade de assinatura de dois contratos para importantes ações no turismo potiguar: a urbanização das orlas de Tibau do Sul e Pipa e a implantação do Centro Cultural Rampa, composto pelo Museu da Rampa e o Memorial do Aviador.

A governadora Rosalba Ciarlini e o secretário-adjunto da Secretaria de Estado do Turismo do RN (Setur), Luiz Eduardo Bulhões, participam da solenidade que vai assegurar os recursos necessários para iniciar dois importantes projetos de melhoria da infraestrutura turística do Rio Grande do Norte. “Essas obras irão potencializar ainda mais a vocação turística do Estado. São recursos importantes que serão investidos pelo Governo do RN em obras muito esperadas em Natal e em Tibau do Sul”, explica o titular da Setur, Ramzi Elali.

O Museu da Rampa e o Memorial do Aviador têm como objetivos resgatar a memória da aeronáutica da cidade de Natal e homenagear a memória dos heróis que atravessaram o Atlântico, nos primórdios da aviação. O projeto irá contemplar: um Memorial do Aviador com recepção, bilheteria, auditório para 126 pessoas, espaço em homenagem aos aviadores e promoção de eventos culturais, área de administração e instalações sanitárias; o Museu da Rampa terá área de exposição temporária, área de exposição permanente (acervo ligado a história da aviação e da 2ª Guerra Mundial), bar temático (American Bar), loja de souvenir e banheiros; além de um espaço externo com uma área de contemplação do Rio Potengi e do Por do Sol, estacionamento para carros próprios, serviços de táxis e de guias, ônibus de turismo, calçadão a beira-rio e outros equipamentos. A área total do Centro Cultural Rampa será de 11.431,50m².

Os investimentos são assegurados pelo PRODETUR/NE II no estado e busca aperfeiçoar a gestão do patrimônio histórico local, a fim de criar condições para a implantação de programas que priorizem a conservação das edificações e a revitalização da área em seu entorno, com o aumento de sua utilização cultural e social, e que potencialize economicamente a sua área de abrangência. O projeto irá conservar as características originais do prédio de forma a preservar as evidências históricas da edificação com recuperação das estruturaras degradadas e reconstruir as que estão em colapso.

A área era utilizada inicialmente como estação de passageiros da empresa aérea Panair do Brasil. Durante a 2ª Guerra Mundial, as edificações foram utilizadas para assegurar as operações dos aviões de patrulha da Marinha dos EUA. Depois, o prédio foi transformado em clube e cassino da Força Aérea Brasileira. Ficou conhecido como RAMPA devido à existência de rampa de acesso para hidroaviões.

Já o projeto de urbanização das orlas de Tibau do Sul e Pipa propõe várias intervenções de melhoramento nas orlas e outras áreas turísticas dessas praias. Serão construídas calçadas e calçadões, implantados equipamentos urbanos como banheiros públicos, quiosques, barracas de praia, quadras de esportes, aparelhos de ginástica, estacionamentos e outros.

Além disso, as orlas ganharão mobiliários urbanos como bancos, lixeiras, telefones públicos, rampas e escadas. A região também receberá nova iluminação pública, ações de jardinagem, sinalização, reabilitação de ruas e acessos viários, melhoria no sistema de drenagem, implantação ou melhoria do sistema de saneamento básico (água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem e coleta de lixo) e outras obras necessárias para melhorar a segurança dos turistas e da população em geral.

Boa Viagem