O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), está estimulando a atividade de buggy turismo no Rio Grande do Norte através de curso de capacitação de bugueiros e também por meio de um site de divulgação específico para a categoria.
Estão abertas as inscrições, entre os dias 1º e 08 de setembro, para o processo seletivo visando o preenchimento das 50 vagas para o curso gratuito de qualificação para o bugueiro, que podem ser feitas no site www.buggyturismo.rn.gov.br. A prova escrita será no dia 25 de setembro e a prática acontece nos dias 25 e 26 de outubro. O resultado final será divulgado no dia 13 de novembro.
Fazer o curso de capacitação é exigência legal para que o bugueiro receba o credenciamento. “Para que alguém se torne bugueiro credenciado tem que fazer o curso necessariamente”, diz Chudileigue Bezerra, técnico da SETUR.
O curso terá início no dia 06 de dezembro, no auditório da Fundep (Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar), no bairro de Petrópolis, em Natal. Com 462 horas de aula e duração de oito meses, as aulas da capacitação ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h. A aplicação do curso será feita através de parceria da Secretaria com a Universidade Potiguar (UnP) – que garante os professores para as aulas teóricas.
O Rio Grande do Norte tem hoje 712 bugueiros credenciados – autorizados a conduzirem buggys. Entre esses, 659 são bugueiros permissionados, através de licitações feitas pela Secretaria de Administração, para exercerem serviços na área de buggy turismo. A atividade beneficia atualmente a cerca de três mil pessoas no Estado. Os bugueiros atuam em quatro áreas do Rio Grande do Norte – Natal, Tibau do Sul, Baía Formosa e Extremoz.
Site Buggy Turismo
Está no ar, desde a última sexta-feira (26), inteiramente reformulado, o site www.buggyturismo.rn.gov.br, com todas as notícias da atividade de bugueiro no setor turístico do Rio Grande do Norte. O site, produzido e mantido pela Secretaria Estadual de Turismo, procura atender a turistas e bugueiros com informações necessárias para maior segurança nos serviços prestados. Nele, também está disponível a legislação do buggy turismo. A SETUR, de acordo com a lei nº 8.817/2006, é a gestora do serviço no Estado.