Governo do Estado do RN assina hoje(31) protocolo de intenções do Aeroporto de São Gonçalo

A governadora Rosalba Ciarlini e diretores do Consórcio Inframérica assinarão na próxima terça-feira (31) o Protocolo de Intenções para o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (ASGA), uma das mais importantes obras estruturantes do Rio Grande do Norte.

A assinatura do documento acontecerá às 11h, no Palácio Potengi, com a presença de representantes do Engevix e a Corporácion Argentina, que juntas formam o Consórcio Inframérica, vencedor do leilão do Aeroporto realizado em agosto de 2011. O protocolo vai criar uma comissão tripartite com vistas a elaborar convênios que vão tratar da parte operacional da obra.Entidades hoteleiras e do turismo estarão presentes, entre as quais,a presidente da ABAV-RN, Diassis Rosado.

O documento é mais uma etapa consolidada pelo Governo do Estado após o leilão do aeroporto. Em outubro do ano passado, a chefe do Executivo Estadual definiu algumas diretrizes para a obra: ter o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante concluído até o final de 2013, o aproveitamento prioritário para a mão de obra da região e planejar atividades de implantação da obra em entendimento com o Governo do Estado.

Em visita anterior ao RN, o vice-presidente da Engevix, Wilson Viana, e o diretor executivo Gerson de Mello Almada, acompanhados por Martín Eurnekian e Ezequiel Barrenechea, ambos da Corporácion América, comentaram as “faixas de crescimento e sustentabilidade do Nordeste” e destacaram o Rio Grande do Norte nesse grupo em potencial.

Rosalba Ciarlini reforçou aos diretores do consórcio o compromisso de eles concluírem a construção do aeroporto até dezembro de 2013, tendo em vista que Natal é uma das cidades-sede da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Além disso, colocou o Governo à disposição para fazer treinamento de mão de obra.

Em outro encontro do Governo, os representantes do consórcio trabalham com a previsão que em abril de 2014 o novo aeroporto inicie suas operações e em junho do mesmo ano já esteja funcionando com toda sua estrutura e capacidade para atender a demanda da Copa do Mundo.

Saiba mais

O leilão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (ASGA) ocorreu em agosto do ano passado na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e teve quatro consórcios na disputa: Aeroportos Brasil, ATP-Contratec, Aeroleste Potiguar e o Inframérica, que deu lance vitorioso de R$ 170 milhões com um ágio de 228,82%. À época do leilão, o CEO da Infravix, José Antunes Sobrinho, afirmou que “o aeroporto de São Gonçalo representa uma nova era na área de concessões”.

Em novembro de 2011, a presidenta Dilma Rousseff visitou o RN para formalizar a assinatura do contrato de concessão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante com o consórcio Inframérica. Em seu discurso, a Presidenta da República ressaltou que a principal vantagem do ASGA em relação a outros é que ele terá uma grande área ao seu redor que permitirá a construção de novas empresas. “Em muitas cidades do Brasil a população cresceu ao redor dos aeroportos. Em São Gonçalo do Amarante, várias empresas terão a chance de se instalar, se expandir e fazer com que o complexo seja o maior do Brasil, somando o volume de circulação de passageiros e de cargas”, disse. A ocasião também simbolizou a primeira atividade de uma aeronave na pista do aparelho, já que o avião presidencial pousou no aeroporto.

Ainda em 2011, uma reunião realizada entre diretores do consórcio e Secretários de Estado traçou as linhas gerais na área de infraestrutura, segurança pública, educação, meio ambiente, treinamento e seleção de mão de obra local, entre outras, com objetivo de avançar na implantação do canteiro de obras e ter agilidade nos processos de licenciamento e desenvolvimento da construção do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.