Governadora recebe representante do BID para tratar sobre Prodetur NE II e visita obra de saneamento em Pium

A governadora Rosalba Ciarlini do RN,

recebeu na manhã desta terça-feira (28), na Governadoria, o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, Joseph Christofer Milewski. Na pauta da conversa, o andamento das obras do Prodetur Nordeste II e a contratação de novos recursos, desta vez pelo Prodetur Nacional, para investimento na atividade turística potiguar.

Entre os projetos discutidos está a obra de saneamento de Pium, Cotovelo e Pirangi, que tem apoio do Prodetur Nordeste II e vai beneficiar, inicialmente, 33 mil pessoas, mas está projetada para atender até 44 mil pessoas. A obra foi paralisada em dezembro de 2007, em virtude de um pedido da Promotoria do Meio Ambiente, que solicitou esclarecimentos sobre o tratamento e o destino final dos esgotos coletados, e foi retomada em fevereiro deste ano por determinação da governadora Rosalba Ciarlini.

Além de projetos de saneamento básico, também foram discutidos pontos relacionados ao Turismo no RN. De acordo com a exposição do representante do BID, o Rio Grande do Norte poderá ser o terceiro Estado do país a ter investimentos do Prodetur Nacional, só atrás do Ceará e Pernambuco. Os valores celebrados entre o Governo do RN, Ministério do Turismo e BID serão da ordem de US$ 75 milhões. A governadora Rosalba Ciarlini já sinalizou positivamente para o andamento do processo. “No que depender de mim, estaremos fazendo o possível para agilizar este passo tão importante para o Estado”, ressaltou.

Já o secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali, destacou a importância dessas obras que irão preparar e melhorar ainda mais a estrutura dos municípios e pontos turísticos do RN para receber ainda melhor o turista. “Estamos finalizando o processo para a assinatura deste contrato. O Plano de Desenvolvimento do Turismo executará desta vez outro grupo de ações importantes para o turismo do RN”, explicou.

Após a reunião, que também foi acompanhada pelo vice-governador Robinson Faria, o grupo foi conferir a execução das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Pirangi, Cotovelo e Pium.

VISITA
Durante a visita à obra de saneamento de Pium, Cotovelo e Pirangi, o diretor presidente da Caern, Walter Gazi, disse que a previsão de conclusão total da obra é abril de 2012, mas o complexo de lagoas deverá ser inaugurado até o final deste ano. “Esta é a contribuição que a Caern pode dar em benefício da saúde pública da população. Nós vamos sanear praticamente toda Pium, Cotovelo e Pirangi, não deixando mais que o esgoto in natura seja jogado nas praias. Esta obra é importante para todo o Estado”, explicou Walter Gazi.

“Com esta obra estamos cumprindo parte de nosso compromisso de campanha, de chegar até o fim do mandato com pelo menos 80% do Rio Grande do Norte saneado. Esta obra estava paralisada há quatro anos. A estação vai tratar o esgoto dos moradores de Pium, Pirangi e Cotovelo, além de fazer um tratamento especial para proteger o meio ambiente, dar mais qualidade de vida à população e fortalecer o turismo. Esta é uma região turística e precisamos oferecer estrutura de saneamento para promover o crescimento do turismo”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.

O vice-governador ressaltou a importância da obra para a região, considerada um grande pólo turístico e que tem atraído um grande número de empreendimentos. “Esta obra estava prometida há décadas e nunca foi executada. Este Governo está conseguindo realizar o que podemos de chamar de um sonho. A obra vai atender mais de 40 mil pessoas e tem um grande alcance social”, falou Robinson Faria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.