“O Rio Grande do Norte está preparado para ocupar um lugar de destaque no cenário internacional”, diz governadora em evento da ApexBrasil no estado
Com foco no setor de moda praia, seminário Diálogos Exporta Mais Brasil discutiu desafios e oportunidades para as exportações no estado potiguar. Evento contou com a presença da governadora Fátima Bezerra
Nesta terça-feira (20), a cidade de Natal (RN) recebeu os Diálogos Exporta Mais Brasil – Moda Praia, que buscou sensibilizar autoridades locais e empresas do segmento, tanto potiguares quanto de outros estados, para a importância da cultura exportadora. O seminário aconteceu na sede da Governadoria do Rio Grande do Norte e foi realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) no marco da 24ª rodada de seu programa Exporta Mais Brasil, que conecta compradores internacionais a empreendedores brasileiros a fim de impulsionar suas exportações.
O evento teve o apoio do Governo do Rio Grande do Norte; do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) no estado; da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN); da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT); e da Associação Brasileira de Estilistas (ABEST). Convidada de honra dos Diálogos, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou que aquele não era apenas um evento de negócios, mas “a concretização de uma visão de futuro que valoriza nossas potencialidades regionais”. Bezerra frisou que o Exporta Mais Brasil insere o estado como protagonista do comércio exterior para além do eixo Sudeste, chegando ao “chão do Nordeste” e permitindo que os compradores internacionais vejam de perto a potencialidade potiguar.
A governadora também chamou a atenção para o papel da ApexBrasil em aproximar o país das oportunidades globais, valorizando todas as unidades da federação. “É esse o sentido de estarmos recebendo compradores internacionais aqui”, reforçou Bezerra, em referência à presença no estado, a convite da Agência, de 13 importadores de nove países, entre eles Estados Unidos, China, Reino Unido, Portugal e Peru. Nos próximos dias, eles vão se reunir com 36 fabricantes brasileiros de moda praia, sendo nove deles potiguares, para estabelecer conexões e, possivelmente, fechar negócios.
“O Rio Grande do Norte está preparado para ocupar lugar de destaque no cenário internacional”, resumiu.Também presente no evento, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, lembrou que o Exporta Mais Brasil foi criado para diminuir as desigualdades entre os estados brasileiros em termos de valor e volume exportados. Hoje, essas cifras são lideradas de longe pela região Sudeste. “Como podemos deixar de fora uma região tão cheia de potencial como o Nordeste? E uma região tão rica com a Amazônia?”, questionou. O programa, que completou um ano no último domingo (18), já realizou 24 rodadas com foco em diferentes setores da economia, 11 delas em estados do Norte e Nordeste brasileiros.
Para Viana, a gestão de Fátima Bezerra tem contribuído para elevar as exportações no Rio Grande do Norte, que em 2003 se aproximaram dos US$ 800 milhões. Ainda assim, a participação potiguar nas vendas brasileiras ao exterior corresponde a apenas 0,43% do total. Embora o setor de moda praia responda por parcela dos embarques, os segmentos de óleos combustíveis de petróleo e frutas e nozes não oleaginosas lideram com folga as exportações do estado, tendo sido responsáveis por quase 70% das vendas para o exterior em 2023.
O presidente da ApexBrasil reforçou a necessidade de aumentar o volume exportado pelo estado e de diversificar sua pauta de exportações, por meio do incentivo à cultura exportadora no RN e em todos o país. Os benefícios, lembrou ele, são coletivos. “A exportação cria outra pedagogia, que é melhor para os negócios”, ressaltou.Outra autoridade presente nos Diálogos, o deputado federal Fernando Mineiro sublinhou a importância da ação coletiva. “Quando o estado age para articular e aglutinar ações, as coisas acontecem. Ninguém faz nada sozinho”, reforçou o parlamentar, que destacou ainda o quanto os produtos brasileiros costumam ser bem-vindos quando conseguem acessar outros mercados.
Na mesma linha, o diretor-superintendente do Sebrae RN, José Ferreira de Melo Neto, agradeceu a realização de mais um evento em parceria com a ApexBrasil com vistas a potencializar negócios. “Que a gente possa inserir definitivamente a pequena empresa brasileira no comércio exterior”, acrescentou.O evento contou ainda com a participação da superintendente de projetos estratégicos da ABIT, Lilian Kaddissi, e com a gerente-executiva da ABEST, Áurea Yamashita, no painel “Trajetória de Exportação com o Apoio da ApexBrasil”.
As entidades são parceiras da Agência na execução dos projetos setoriais TexBrasil e Fashion Label Brasil, de internacionalização dos setores têxtil e de moda, respectivamente. No mesmo painel, a designer e CEO da marca paulista de moda praia Zannt, que participa das rodadas de negócios com compradores internacionais, relatou sua jornada exportadora com o apoio da ApexBrasil.
Sobre o Exporta Mais Brasil
Liderado pela ApexBrasil, o programa Exporta Mais Brasil tem o objetivo de conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o país, buscando uma aproximação ativa com todas as regiões brasileiras para potencializar suas exportações. Por meio do programa, empresas de diferentes setores produtivos realizam reuniões com compradores internacionais, que vêm ao Brasil em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos. Desde o lançamento, em 2023, o Exporta Mais Brasil completou 22 rodadas pelo país dedicadas a diferentes setores produtivos. Foram cerca de cinco mil reuniões de negócios entre mais de 730 empresas brasileiras e mais de 240 compradores internacionais de 63 países com uma expectativa de geração de negócios que deve ultrapassar R$ 469,5 milhões. Saiba mais no site oficial do Exporta Mais Brasil.