GOL e LATAM, juntas, em operação colaborativa para viabilizar o transporte de vacinas: voos da solidariedade

imagem

A GOL leva 500 kg em bagagens da LATAM, que, assim, pôde transportar 2.700 kg de imunizantes num voo de Guarulhos para Curitiba

– A segunda-feira, 18/01, foi um dia de enorme expectativa não só para os brasileiros, pelo fato de ser a data inicial da distribuição do primeiro lote das vacinas contra a Covid-19 para todo o País, mas também para as companhias aéreas envolvidas nessa missão tão urgente para a sociedade. Foi o caso da GOL e da LATAM Brasil, que se uniram em uma ação colaborativa para que os imunizantes não deixassem de aterrissar em um dos destinos programados para recebê-los naquele dia: Curitiba, capital do Paraná.

Ambas as Companhias estabeleceram total prioridade para o transporte das vacinas e estavam inteiramente à disposição do Ministério da Saúde. Quando foi confirmada a carga com destino a Curitiba, o espaço no compartimento de carga da aeronave da LATAM era insuficiente, lembrando que o transporte foi feito em aviões comerciais e voos regulares. Rapidamente, os funcionários da operação das duas empresas se uniram para atender a demanda da carga das vacinas sem prejudicar os passageiros, e assim a GOL cedeu espaço num voo seu, para o mesmo destino, para 500 kg em bagagens de passageiros da LATAM – 25 volumes, no total -, peso que impediria o carregamento das vacinas.

“Com a liberação de peso e espaço, a LATAM pôde destinar à capital paranaense 70 caixas com vacinas contra a Covid-19, uma carga de 2.700 kg”, afirma Cristian Tarifa Ruiz, coordenador da LATAM no aeroporto internacional de Guarulhos, que atuou na operação ao lado dos também coordenadores Anderson Freitas dos Santos, Rodrigo Marinho e Wagner da Silva Andrade. O voo que transportava 2,7 toneladas de vacinas, LA3439, partiu de Guarulhos às 17h55 e pousou em Curitiba às 18h50, na segunda-feira.

A ideia inicial da ação colaborativa entre a LATAM e a GOL foi do coordenador Anderson, da LATAM, que buscava solução urgente para o dilema. Danielle Lacerda, coordenadora de aeroportos da GOL, conta: “Recebemos um e-mail da LATAM por meio do qual eles averiguaram a possibilidade de a GOL transportar 500 kg de bagagem em seu voo G31214. Como tínhamos a expectativa de também transferir as vacinas naquele horário, solicitamos à LATAM para que deixasse as bagagens a postos para o carregamento, que aconteceria caso a autorização de transporte pelo órgão responsável não chegasse. Isso de fato se confirmou, e foi a maneira de a GOL colaborar com a LATAM”. Assim como Danielle, envolveram-se na iniciativa a coordenadora Priscila Reis e a gerente de aeroportos Mariana Lacerda, além dos pilotos que confirmaram a ação assim que checados todos os procedimentos necessários.

A operação, de caráter empático e em prol do bem comum da população brasileira, não gerou nenhum atraso no voo G31214, da GOL, que partiu às 17h30 de Guarulhos rumo a Curitiba com as 25 bagagens da LATAM. Desta forma, a LATAM pôde transportar a totalidade do carregamento de 70 caixas de vacinas, sem ser necessário penalizar a experiência de nenhum dos seus passageiros, pois as 25 malas que não caberiam na aeronave chegaram em Curitiba 20 minutos antes. Tudo foi realizado seguindo todos os protocolos de Segurança aplicáveis.

Naquela mesma noite, em 18/01, a GOL obteve permissão para transportar, no voo G31250, 36 caixas com vacinas Coronavac (1.069 kg), de São Paulo para a capital paranaense. A partida aconteceu às 21h55, e o pouso, às 23h10.

Os voos com carregamentos de vacinas para Curitiba estão entre muitos outros que a GOL e a LATAM Brasil operaram naquele dia, para diferentes destinos.

As Companhias se sentem honradas em participar dessa tarefa tão importante para os brasileiros, neste momento em que a cooperação se torna vital, e reforçam que continuam à disposição dos órgãos governamentais durante todo o período do plano nacional de imunização contra a Covid-19.

A GOL LINHAS AÉREAS

A GOL Linhas Aéreas é a maior Companhia aérea do Brasil, com mais de 36 milhões de Clientes transportados por ano, e líder no segmento corporativo e de lazer. Em 20 anos de história, democratizou o transporte aéreo no país e se tornou a maior empresa de baixo custo do setor, com a melhor tarifa da América Latina. A Companhia mantém alianças estratégicas com a Air France e KLM, além de disponibilizar aos Clientes diversos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. Com o propósito de Ser a Primeira para Todos, a GOL tem investido continuamente em produtos, serviços e atendimento para oferecer a melhor experiência de viagem aos seus passageiros. A #NovaGOL reforça esse conceito, liderando em conforto com a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; conectividade e entretenimento, oferecendo a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo grátis; o melhor programa de fidelidade do mercado – SMILES – e um atendimento ao Cliente reconhecido e premiado por diversas organizações como ANAC, Reclame Aqui e Fórum Brasileiro de Relacionamento com o Cliente. No segmento de transporte e logística de cargas, a GOLLOG possibilita a captação, distribuição e entrega de encomendas para diversas regiões do País e exterior. Internamente, a GOL tem uma equipe de 15 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da Companhia.

Sobre o Grupo LATAM Airlines
O Grupo LATAM Airlines é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos na região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais na América Latina e para a Europa, Estados Unidos e Caribe. O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A350, A321, A320, A320neo e A319. As ações do Grupo LATAM Airlines são negociadas na bolsa de Santiago e nos Estados Unidos seus ADRs são negociados nos mercados OTC (over-the-counter).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.