General Girão visita instalações do Centro Espacial da Barreira do Inferno

Utilizando ferramentas tecnológicas inovadoras, o Centro Vocacional Tecnológico – Espacial tem o objetivo de incentivar estudantes a atuarem, futuramente, na área espacial e de ciência e tecnologia, além de conscientizá-los da importância do Programa Espacial Brasileiro e dos seus benefícios ao país. Na manhã desta sexta-feira (20), o deputado federal General Girão visitou o CVT-E, localizado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), conheceu a estrutura do local e as ações desenvolvidas pela equipe do Centro.

De iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB), o CVT-Espacial está inserido no Programa de Apoio à Implantação e Modernização de Centros Vocacionais Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O Centro foi desenvolvido em parceria com o CLBI e apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Além do aprendizado voltado para crianças e adolescentes, o Centro tem estrutura para capacitar pessoal técnico, facilitar a inserção social e qualificar professores, universitários e outros profissionais nos temas relacionados com as atividades espaciais. “O CVT-E mostra que é possível transformar e modernizar o processo educacional, tirando os estudantes da tradicional sala de aula e trazendo para a prática, o que pode estimular também o desenvolvimento de novas vocações para a área da ciência e tecnologia”, afirma o coordenador do projeto Coronel Rezende.

O General Girão ressaltou que, assim como na astronomia, não há limite para os jovens. “Estou muito surpreso, positivamente, com a capacidade de transformação dos jovens através do CVT-E da Agência Espacial Brasileira. São jovens aqui do nosso Estado que estão tendo a chance não só de galgar espaço na área da ciência e tecnologia, mas principalmente, de realizar seus sonhos e trabalhar na área que sempre quiseram, mas que não imaginavam ser possível. Esta é uma iniciativa que merece, portanto, o nosso sincero aplauso e o nosso apoio”, afirma o deputado federal.

No final da manhã, o deputado federal General Girão fez uma rápida visita ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, a convite do seu diretor, Coronel Janhsen, e pode rever, após 44 anos, as instalações do Centro.

CVT-ESPACIAL

Dividido em dez ambientes, o CVT-Espacial conta com laboratórios para atividades de propulsão, satélite, integração e teste, auditório, espaço Marte e Lua, sala de capacitação, refeitório e vestiários, além de espaços abertos para lançamentos de foguetes e outras atividades. Com o funcionamento do Centro, os estudantes da região poderão desenvolver diversas atividades educacionais, como competições de espaçomodelismo, foguetemodelismo e, principalmente, cursos de capacitação e oficinas temáticas espaciais, utilizando os modelos do Programa AEB Escola, mas de forma continuada.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.