Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/cristina_shared/cristinalira.com/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio astra foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/cristina_shared/cristinalira.com/wp-includes/functions.php on line 6114
Futuro do turismo é debatido na 42ªABAV - Boa Viagem por Cristina Lira

Futuro do turismo é debatido na 42ªABAV


Ministro e representante da OMT afirmaram que turismo pode projetar novo ciclo de desenvolvimento

O futuro do Turismo no Brasil foi o tema da plenária realizada nesta quinta-feira (25) na 42ª Expo Internacional de Turismo – ABAV, em São Paulo. A menos de duas semanas das eleições, a proposta foi apresentar um panorama do setor na visão do governo e de especialistas e contribuir para o debate em torno da importância da atividade turística para a economia e para a sociedade brasileira.

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, falou das conquistas alcançadas pelo turismo brasileiro a partir de 2003, ano de criação do Ministério do Turismo, e do ciclo que pode alçar o turismo à posição de nova fronteira de desenvolvimento do Brasil. “Avançamos na diversificação de produtos, na infraestrutura, na estruturação dos destinos, na qualificação, na promoção, na realização de eventos e podemos ir mais longe com o envolvimento de todos os elos da cadeia produtiva do setor”, disse o ministro.

O diretor da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, corroborou com a análise de Lages. O representante da OMT fez uma apresentação sobre o panorama atual e projeções para o turismo no mundo. Segundo ele, o turismo responde por 9% do PIB mundial e é responsável por 1 em cada 11 empregos gerados no  mundo. O setor representa US$ 1,4 trilhão das exportações de bens e serviços do planeta.

A projeção da OMT para 2020 é de que as chegadas internacionais avancem dos atuais 1 bilhão para 1,4 bilhão, passando nos dez anos seguintes para 1,8 bilhão. Favilla enumerou também alguns fatores fundamentais para que o turismo alcance o desenvolvimento sustentável, tais como política de investimentos, aperfeiçoamento do marco legal, sustentabilidade econômica e social, diversificação de destinos.

Outro convidado para o debate foi o presidente da Aliança Mundial das Associações de Agências de Viagens (WTAAA)Lars Thykier, que defendeu a extinção do visto de turista como uma política ultrapassada. Da mesma forma que os acordos de transportes aéreos que, segundo ele, são limitadores do desenvolvimento do setor. Para ele, o turismo deve estar em situação de prioridade na agenda de qualquer governo.

Rolar para cima