Funicular da Graça recebe Prémio Nacional deReabilitação Urbana 2024 

O Funicular da Graça recebeu o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024 na categoria “Cidade de Lisboa”, entregue ontem à noite na Casa da Arquitetura, em Matosinhos. A 12.ª edição tinha a concurso 80 intervenções de reabilitação urbana, de norte a sul do país, continente e ilhas, num total de 23 concelhos com obras a concurso.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) é uma marca de referência, não só para os profissionais do setor da construção, mas para o público em geral, que reconhece neste galardão profissionalismo, dedicação e inovação na construção. O prémio é organizado pela revista Vida Imobiliária e conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, “este prémio é o reconhecimento de um projeto fantástico que reflete, entre outras coisas, a aspiração da cidade em vencer os obstáculos e desafios das suas colinas. É também uma vitória deste executivo, que faz acontecer pela capacidade de concretização. E para a EMEL, que fez um grande trabalho e se reforçou como empresa ao serviço das pessoas e da mobilidade”.

Inaugurado no passado dia 12 de março, o Funicular da Graça estava no papel desde 2009, mas a obra foi finalmente levada a cabo pelo atual executivo da Câmara Municipal de Lisboa, presidido por Carlos Moedas. A obra é responsabilidade da EMEL, a autoria do projeto é dos Arquitetos João Favila e João Simões e a execução esteve a cargo de um consórcio formado pela ECOCIAF e a LIFTECH.

Desde o dia 12 de março, o Funicular da Graça já transportou mais de 95 mil passageiros, em mais de 10 mil viagens realizadas entre a Rua dos Lagares e o Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen (Miradouro da Graça).

 

Rolar para cima