Fugir do frio ou aproveitar o melhor da estação? São Paulo e Natal são os destinos mais procurados pelos brasileiros nas férias de julho, aponta pesquisa.

Com a vacinação e a diminuição dos casos de covid, os brasileiros têm viajado cada vez mais, elevando as taxas de crescimento do setor para 2,8% em relação ao ano anterior. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em até dois meses o Brasil pode voltar a registrar o mesmo volume de receitas que tinha em fevereiro de 2020, antes do início da pandemia. E quais são as melhores opções para quem quer aproveitar as férias escolares em uma viagem com a família? A Ōner Travel divulgou quais são os destinos mais buscados pelos brasileiros em sua plataforma de venda de viagens: no Sul e Sudeste, quem lidera é a cidade de São Paulo (SP), seguida por Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC). Já quem escolhe ir atrás do calor, no Nordeste, tem preferência por Natal (RN), seguido de Recife (PE), Salvador (BA), Porto Seguro (BA) e Maceió (AL).

Quem indica os melhores roteiros aos viajantes são os quase 60 mil Ōners espalhados pelo Brasil: empreendedores digitais especializados em suas localidades que vendem pacotes de viagem por meio da plataforma Ōner Travel, conectando os clientes com milhares de hotéis, companhias aéreas e outras necessidades. O Rodrigo Marques, diretor na agência First Wing, em São Paulo, explica que “o diferencial na escolha do destino está no atendimento humanizado que eu e a Ōner oferecemos, acompanhando o viajante desde sua chegada, dando dicas customizadas e compartilhando todo nosso conhecimento”.

Confira dicas de roteiro para as cidades mais procuradas por brasileiros nas férias de julho:

Sul e Sudeste:

SÃO PAULO

A maior e mais importante cidade da América Latina é agitada durante todo o ano, mas nas férias de julho o ritmo diminui por conta do recesso escolar. Esse é o período ideal para conhecer tudo que a cidade oferece, como museus, parques, teatros, shoppings, além da diversidade gastronômica e cultural.
 

Um tour cultural pode incluir o charmoso Mercado de Pinheiros e o imponente e tradicional Theatro Municipal de São Paulo. Não deixe de visitar o Museu da Língua Portuguesa, instalado no prédio da Estação da Luz, local que abriga também a Pinacoteca de São Paulo, com extenso acervo artístico e cultural. Se estiver com as crianças, inclua no seu roteiro o Museu Catavento, cheio de curiosidades científicas interativas, e o Aquário de São Paulo, um dos maiores do país. Reserve um tempo para visitar também o Parque do Ibirapuera, com sua natureza estonteante e várias opções de lazer.

Imagens: anexo 1 anexo 2
 

A Avenida Paulista, principal cartão postal da Capital, não pode ficar de fora da sua agenda. O coração financeiro da cidade abriga também o MASP — Museu de Arte de São Paulo –, a Casa das Rosas, antiga mansão transformada em Espaço Cultural, restaurantes, shoppings, igrejas e o Parque Trianon.

Ainda pensando em férias familiares, não deixe de conhecer o Planetário Aristóteles Orsini, o primeiro do Brasil, inaugurado em janeiro de 1957. Lá as crianças poderão aprender e se encantar com a representação do espaço sideral.

PORTO ALEGRE

O Centro Histórico de Porto Alegre impressiona pela sua arquitetura e mantém sempre vivo o passado da capital dos gaúchos. O que não pode faltar na sua lista: Praça da Matriz, Palácio do Governo, Catedral Metropolitana, Teatro São Pedro, Viaduto da Borges e Igreja das Dores.

Um excelente local para curtir é a famosa orla do Guaíba, que passou recentemente por revitalização e oferece diferentes possibilidades de lazer. É possível alugar bicicletas e passear pela ciclovia, fazer exercícios, tomar um chimarrão e bater papo. Sem esquecer, claro, do espetáculo que é o pôr do sol visto de lá. Dica: leve sua canga ou cadeira e aproveite o dia sem pressa.

Já a Cidade Baixa é onde acontece a vida noturna de Porto Alegre, repleto de praças, restaurantes, cafés, barzinhos e baladas. O local é democrático e perfeito para quem procura por diversão.

Outro programa obrigatório é o Brique da Redenção. A feira, que teve seu começo em 1978, ocorre todas as semanas e atualmente conta com espaço para 300 expositores, divididos entre artesanato, artistas plásticos, antiquários e espaço para alimentação.


Imagens: anexo 3

RIO DE JANEIRO

O Rio de Janeiro é um dos locais mais visitados do mundo e as férias de julho podem ser um ótimo momento para o passeio. Suas lindas praias são o destaque: a mais famosa é a de Copacabana, com seu extenso calçadão.
 

A Praia de Ipanema também é muito procurada, e a Praia do Arpoador, com sua bela formação rochosa, é ótima para ver o pôr do sol. Caso a preferência seja locais mais sossegados e rodeados de natureza, visite a Praia da Reserva, a Prainha ou a Praia de Grumari.
 

Também é possível conhecer a orla carioca pedalando. Entre Lagoa Rodrigo de Freitas, Copacabana, Leme, Gávea, Ipanema e Leblon, a cidade conta com 19 estações de aluguel de bicicletas.
 

Outro passeio imperdível é a visita ao Pão de Açúcar. O teleférico parte da Praia Vermelha e faz uma parada no Morro da Urca, onde o turista pode desfrutar de uma vista única da Baía de Guanabara e da Enseada de Botafogo. A outra parada é no Morro do Pão de Açúcar, que fica a 400 metros acima do nível do mar e oferece vista da Zona Sul e das orlas de Niterói.
 

Por fim, o Cristo Redentor, principal ponto turístico da cidade, inaugurado em 1931 no cume do Morro do Corcovado. Com 38 metros de altura, o Cristo Redentor oferece uma vista deslumbrante da cidade. 


Imagens: anexo 4 anexo 5
 

FLORIANÓPOLIS

O lado bom de visitar Florianópolis nesse período é que não há chuva, então é só se agasalhar e sair para bater perna para conhecer a capital catarinense.

Para quem quer praticar esportes aquáticos durante a viagem, principalmente o surfe, essa é a melhor época para viajar para este local.

Um passeio que agrada toda a família é visitar o Projeto Tamar, criado para proteger da extinção as tartarugas que utilizam o litoral do Brasil para se alimentar e se reproduzir. A iniciativa existe em outras cidades brasileiras, mas na Rua Professor Ademir Francisco, na Barra da Lagoa em Florianópolis, está o Centro de Visitantes. No local, você pode participar de visita guiada nas piscinas e ver as tartarugas, explorar o Museu da Tartaruga e presenciar a alimentação dos animais.
 

Nordeste:

NATAL

Vale destacar que um dos pontos positivos de se viajar para Natal com a família é a garantia de que você irá encontrar atrações para curtir com as crianças.
 

Dentre as principais atrações, não podemos deixar de destacar as praias maravilhosas. São muitas opções, dentre as quais: Praia da Pipa, Ponta Negra e Praia do Forte são as mais conhecidas. Além disso, também é possível admirar as belezas de Natal por meio de um passeio de bugue com as crianças, conhecer as piscinas naturais, visitar o Planetário Parnamirim, conhecer o Cajueiro de Pirangui, ir ao Forte dos Magos, dentre outras atrações.
 

Outro destaque é o Parque das Dunas. Estamos falando da segunda maior reserva de Mata Atlântica do Brasil, onde as crianças podem se divertir nos brinquedos do parque, andar de bicicleta nos espaços reservados para tal atividade, fazer o tradicional piquenique com a família além das trilhas ao longo do parque.

anexo 6 anexo 7


RECIFE

O turista que chega a Recife se encanta com a quantidade de rios e pontes que cortam a cidade. Uma delas é a mais antiga das Américas, a Ponte Maurício de Nassau. O projeto iniciou em 1630 e a construção foi inaugurada em 1643. Em 1917, a ponte foi ampliada e atualmente é um dos cartões-postais de Recife.
 

Outra atividade interessante é passear de catamarã pelo Rio Capibaribe e apreciar a paisagem urbana da cidade, incluindo as pontes e o espetacular pôr do sol. Não é à toa que a cidade ficou conhecida como a Veneza Brasileira.
 

Além das praias deslumbrantes, Recife abriga dois centros históricos (o Recife Antigo e a vizinha Olinda), vida cultural intensa, gastronomia de qualidade.
 

Boa Viagem, o bairro praiano onde está a maioria dos hotéis, é tão autossuficiente que até o aeroporto fica por lá.  

anexo 8 anexo 9

SALVADOR

Depois de um passeio pelo Mercado Modelo, para comprar lembrancinhas e provar o famoso caldinho de Sururu, a dica é atravessar a rua em direção ao Elevador Lacerda. Esse é um dos principais cartões postais de Salvador e o elevador urbano mais antigo do mundo.

Suba de elevador até a cidade alta e tome um sorvete na Cubana, sorveteria famosa que fica na saída do elevador, e aprecie a vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos.

Não deixe de percorrer as ladeiras do pelourinho, um local vibrante e colorido, cheio de história e tradição. Lá você encontra: lojas de artesanato, restaurantes, galerias, igrejas e espaços culturais.

Em quaisquer férias familiares em Salvador, é quase que obrigatório conhecer o Projeto Tamar. Apesar de estar localizado na Praia do Forte, a 60 quilômetros do centro, vale a pena incluir na programação

 
anexo 10
 

PORTO SEGURO

A vida noturna de Porto Seguro é uma das mais agitadas da Bahia. Começando pela Passarela do Álcool, onde se concentram a maioria das lojas, restaurantes e todo o agito da cidade. Aproveite para experimentar as cocadasde diferentes sabores e tomar o famoso drink “Capeta”, vendido nas barracas.

Em suas praias de tirar o fôlego, Porto Seguro oferece muitas opções de lazer, com suas famosas barracas cheias de música, bebidas e gastronomia, como a ToaToa, na praia de Taperapuã.

Outro passeio interessante para fazer com as crianças é Santa Cruz Cabrália, considerada o berço da civilização brasileira, por ser o primeiro lugar em que os portugueses desembarcaram. Na praia Coroa Vermelha, quase à beira mar, está a cruz em homenagem à primeira missa do Brasil.

As praias nesta região são famosas pelas águas tranquilas, repletas de piscinas naturais na maré baixa. A praia do Mutá, bem na divisa com Porto Seguro é a praia mais tranquila da cidade, atraindo principalmente as famílias.

MACEIÓ

Com uma estrutura de alto nível, Maceió é uma das melhores cidades para conhecer no Nordeste Brasileiro. Cercada de piscinas naturais e lagoas paradisíacas, a região deslumbra quem a visita.

Desde igrejas históricas até passeios de buggy por falésias coloridas, as opções de passeios em Maceió agradam a todos os tipos de viajantes.

Dentre suas famosas praias com águas cristalinas, destacamos a Praia de Pajuçara, considerada uma das mais badaladas de todo o estado. Repleta de hotéis, pousadas e restaurantes, é uma ótima opção para famílias. Durante o dia e noite, a praia possui atrações, como clubes, casa noturnas, barzinhos e restaurantes com o melhor da gastronomia alagoana.

Para quem curte paisagens cinematográficas, vale conhecer a Praia de Ipioca, que fica no extremo norte do litoral de Maceió e é considerada uma das mais bonitas da região. Suas piscinas naturais são perfeitas para um dia relaxante e muitas fotos para memorar o passeio!

Sobre a Ōner Travel 

A Ōner é uma startup que já oferece para mais de 60 mil parceiros a oportunidade de empreender pelas redes sociais, vendendo viagens, sem a necessidade de investimento. Com um modelo de negócios único no mercado, proporciona por meio de sua plataforma tecnológica uma interface online de viagens e turismo, que engloba comercialização de passagens aéreas, reservas em hotéis, aluguel de automóveis, pacotes de viagens e outros serviços turísticos. 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.