Fórum Panrotas 2015 em SP discute temas e desafios do setor

ministro do turismo no Fórum Panrotas

 

 

Com o tema Tendências do Turismo, foi aberto hoje (24) a 13ª edição do Fórum Panrotas no WTC Events Center, em São Paulo . Aberto pelo presidente do grupo Panrotas, Guillermo Alcorta, o evento já abriu sem discursos e com tema da atualidade, o mundo moderno e as tendências e desafios do mercado. Guillermo falou das suas conquistas do turismo em 2014 e as expectativas para este ano.  A variação do dólar e seu crescimento foi um dos assuntos que reflete a preocupação dos empresários do setor. O primeiro dia foi bem prestigiado com a presença do ministro do turismo, Vinicius Lages, representantes das companhias aéreas e um ponto alto foi a homenagem a TAP, sendo recebidos pelo diretor da América do Sul, Mário Carvalho e o vice – presidente da TAP, Luis da Gama Mór, com um vídeo retratando a história através de funcionários que já passaram na companhia e outros que ainda estão e fazem parte dos 70 anos de aniversário da TAP. 

 

Um dos debates interessantes foi com a participação das companhias aéreas, Gol, Azul e Avianca, tendo como mediador o jornalista William Waak.  O cenário é de preocupação das companhias aéreas, diante da alta do dólar , além do impacto do preço do combustível. O presidente da Gol, Paulo Kakinoff disse que é necessário planejamento a curto prazo. “Essa tempestade seguramente vai passar, é essa nossa convicção”, disse ele, diante da instabilidade econômica que vive o país. Já o presidente da Avianca, José Efromovich, o momento é uma equação de pura incognita. Hoje estamos numa ponta de interrogação, enfatizou.  Já o presidente da Azul , Antonoaldo Neves, ressaltou que 2/3 da demanda da Azul é corporativa. ” É um momento de viver cada dia, e refletir”, disse ele. Estamos sempre discutindo a malha aérea, acompanhando o quadro, ressaltou.

O presidente da Avianca, lembrou que cancelar vôos significa perder slots. Temos ido ao extremo da criatividade para encontrar uma saída, enfatizou Efromovich. O momento é de aguardar. Estamos com dois aviões parados no hangar. Esse debate foi um dos mais interessantes da manhã do Fórum Panrotas, que mostrou como as companhias aéreas, que estão lançando promoções quase todo final de semana, mas estão preocupadas com o momento econômico e o que afeta no mercado. O presidente da Azul, enfatizou que o setor operacional está muito bem. “Já estamos com 15% e participação no mercado internacional. Mas apesar de novas aeronaves e novos destinos como Estados Unidos, cancelaram as operações para Nova York e Fort Lauderdale.

 

A entrevista com o Ministro do Turismo, Vinicius Lages feita pela secretária de Desenvolvimento econômico e turismo de Alagoas, Jeanine Pires, foi bastante interessante mostrando as politicas públicas e as diretrizes e ações que o ministério faz junto ao mercado e ao trade.

Após o debate foram apresentados cases de empresários de sucessos , um deles foi do presidente da Phocuswright, Tony D´Astolfo sobre Tendências mundiais na indústria de viagens, mostrando a importância das redes sociais no contexto como um todo no mundo de viagens e negócios, apontando as tendências do setor, agradando a todos que participaram.  Temas relevantes da área, serão mostrados estes dois dias,como um dos desafios e novos caminhos para a comercialização de viagens on line e off line, os novos modelos de negócios, tendências na área de comunicação e empreendedorismo , além das últimas aquisições do mercado e impacto das mudanças de líderes nas grandes empresas do turismo no Brasil . E o evento prossegue amanhã no WTC Events Center, em São Paulo.

* Estou em SP participando da 13ªedição do Fórum Panrotas

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.