Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Fórum Executivo ABAV-SP: conquistas importantes em pouco mais de um ano de existência

O Fórum Executivo ABAV-SP (Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo), criado em março de 2010, nasceu a partir da visão empreendedora e estratégica de Edmar Bull, atual presidente da entidade, que resolveu desenvolver a ação de benchmarking ao constatar que a maioria das agências de viagens compartilhava os mesmos problemas e entraves.

A atividade de benchmarking, que já foi erroneamente traduzida no mercado brasileiro como espionagem industrial, consiste na busca das melhores práticas de mercado entre empresas do mesmo setor, a fim de desenvolvê-lo por meio da correção dos problemas comuns e discussão de propostas de melhoria. “Em essência, essa é uma das funções primordiais de uma entidade como a ABAV”, avalia Bull. Por meio de questões levantadas de acordo com os interesses e necessidades dos próprios agentes de viagens participantes do Fórum Executivo ABAV-SP tem sido possível traçar planos de ações que contribuem para o incremento do setor. Entre as ações de destaque que resultam dessas discussões estão:

– Programa de Formação de Profissionais para Agências de Viagens:

O programa visa capacitar, para atuação nas agências, estudantes de Turismo e áreas correlatas que ainda não tenham experiência nesse mercado. O processo funciona da seguinte forma: a agência de viagens, após inscrição no Programa ancorado pela ABAV-SP, apresenta o número de profissionais requeridos em seus estabelecimentos. A partir de então, começa o processo de recrutamento dos candidatos, tendo o perfil comportamental como principal critério de avaliação. Após a seleção, o estudante é submetido a 90 horas de treinamentos, divididas entre presencial e online, que o prepara para iniciar atividades nas agências. Vários estudantes recrutados, selecionados, treinados e atualmente empregados, assim como os respectivos empresários beneficiados pelo Programa de Formação de Profissionais para Agências de Viagens, estão à disposição da imprensa para dar seus depoimentos. Até o momento, o programa teve três edições bem sucedidas, e prepara-se para a quarta, que já tem metade das vagas preenchidas.

– Programa de Gestão Organizacional Para Agências de Viagens:

Desenvolvido em parceria com a NV Consultoria, o projeto visa o desenvolvimento dos conceitos e práticas da Norma NBR ISO 9001:2008 nas pequenas e médias agências de viagens. Tem como objetivo capacitar as organizações e incentivar a melhora contínua de seus processos, serviços e produtos. Os benefícios gerados pelo Programa, lançado com pioneirismo pela ABAV-SP, contemplam, além do fortalecimento do relacionamento com fornecedores e clientes, o aumento da motivação e capacitação dos envolvidos nos processos; a formatação e padronização de processos e geração de maior credibilidade da organização nacional e internacionalmente. O primeiro módulo, com início em março de 2011, terminou no último mês de julho alcançando resultados exemplares, uma vez que todas as agências de viagens participantes foram aprovadas com sucesso. Carlos Noronha, diretor da NV Consultoria, comenta: “A decisão de lançar o programa surgiu durante o Fórum Executivo da ABAV-SP, quando foram identificados os problemas hoje enfrentados pelo setor de viagens, que vão desde a falta de qualificação profissional até a baixa rentabilidade”.

– Comitê de Fornecedores:

O Comitê de Fornecedores foi outra iniciativa de sucesso resultante do Fórum Executivo ABAV-SP. Ele foi criado com a finalidade de avaliar as práticas aplicadas por fornecedores de toda a cadeia produtiva, incluindo: redes hoteleiras, hotéis independentes, empresas aéreas, operadoras de turismo, consolidadoras, locadoras de automóveis e fornecedores de tecnologia, entre outros. Com a presença de cinco executivos por reunião, o Comitê de Fornecedores tem como ponto principal a união e o comprometimento dos empresários para levantar questões e sugerir soluções aos problemas apresentados. Ao compartilhar dificuldades que são comuns a todos, torna-se possível propor ações para que as agências busquem soluções junto às empresas, mobilizando associações e o mercado em geral. Lucia Helena Ferraz, coordenadora do Comitê de Fornecedores criado a partir do Fórum Executivo ABAV-SP, garante: “O apoio da ABAV-SP e a participação de seus membros no C omitê de Fornecedores fortalecem a busca dos agentes pelas melhores práticas”.

O Fórum já contou com 14 edições e tem mais quatro mensais programadas para até o final do ano. Participam dele 25 agências, reunido média de 20 pessoas por evento.

“De fato e de direito, a ABAV-SP exerce suas atribuições associativas, cada vez mais próximas do atendimento às necessidades e, por vezes, superando as expectativas das associadas. Afinal, a força da entidade está alicerçada na mobilização e organização das associadas”, conclui o presidente da ABAV-SP.

Boa Viagem