FOHI INICIA DISCUTINDO TENDÊNCIAS DO CONSUMO

Evento online tem mais de quatro mil inscritos e
segue até quinta-feira (18)

Com mais de quatro mil inscritos, teve início nesta terça-feira (16) a segunda edição do Fórum Online de Hotéis Independentes (FOHI 2020). Foram duas palestras, um painel e muita interação entre os participantes no Canal do Telegram Networking #FOHI2020 e no chat ao vivo do Youtube.

Quem abriu a programação foi Gabriela Otto, CEO da GO Consultoria, presidente da HSMAI Brasil e uma das principais palestrantes sobre Turismo de Luxo do país. Em seguida, foi a vez da Co-founder and Managing Partner at Mapie, Carolina Sass de Haro, compartilhando os impactos no comportamento do viajante brasileiro e tendências no turismo nacional nos próximos meses.

Ambas partiram do tema “O que muda para os Hotéis? Tendências de consumo pós-crise e principais impactos da transformação no turismo”. De acordo com Gabriela Otto, é preciso abrir espaço para novas ideias. “Há uma aceleração de tendências, o consumo está sendo repensado, a sustentabilidade redefinida e o digital onipresente. Esse é também o momento da higienização e da biossegurança, mas em breve a higienização vai ser um commodity”, afirma.

Carolina Sass de Haro compartilha da mesma visão. “Os critérios higiênicos sanitários são apenas o básico. É preciso continuar entregando valor. Hoje temos os clientes mais atentos, fiscalizando, então, é preciso ter absoluta transparência e coerência com a proposta de valor”, considera.

A desburocratização de processos, a facilitação das formas de pagamento com novos meios de pagamento e extensão no prazo também foram apontados como essenciais para a retomada de sucesso. “Os hoteleiros terão que realizar o redesenho de seus serviços e da experiência oferecida, pois a percepção positiva do cliente continua sendo a melhor avaliação. Então, indicamos revisar a política comercial, definir estratégias, implantar protocolos e adaptar processos, ter uma equipe capacitada e motivada, além de um plano de comunicação. Acolher as pessoas com atenção, respeito e empatia”, enfatiza Carolina.

Gabriela reforça que as pessoas querem se sentir cuidadas. “O bem-estar, a valorização da saúde, a natureza e a privacidade tornam-se fundamentais e cresce também a hiper personalização.” A comunicação deve ser tratada com positividade para criar vínculo e manter o desejo pela viagem aceso. “Assumir o protagonismo do negócio e sobreviver a 2020, permanecer no mercado, para depois pensar em ganhar market share, tendo como princípio uma gestão mais controlada, com precificação racional, ampliação das vendas diretas e leveza.”

O painel “Marketing e Precificação: como Fugir da Guerra de Preços e Atrair o Hóspede Ideal usando Canais Digitais como o Instagram e Google” trouxe como convidados Fábio Passos, Nathalia Borghi, Thiago Akira, Igor Castelo e Augusto Rocha, com mediação de Maycon Gabry.

Com a crise sanitária, as margens mundialmente estão diminuindo, afirma Fábio Passos. “A guerra tarifária não é o melhor caminho. É preciso rever os custos e oferecer serviços agregados e de melhor qualidade”, aponta.

Algumas sugestões de serviços agregados foram dadas pelos especialistas como implantar espaços de co-working ou realizar pequenos eventos como uma feirinha de artesanato em ambientes abertos do hotel para que a população residente também possa frequentar o local, atraindo novas receitas.

Com a queda nas viagens por transporte aéreo, o público regional deve ser visto como alvo. Assim, a ideia é estimular o hóspede a querer passar mais tempo no destino com vouchers para passeios ou benefícios dentro do hotel. Em paralelo, pode-se buscar parcerias com agências e operadoras grandes que consigam fretar voos. E mesmo que no momento viagens mais longas não sejam possíveis, faz-se necessário a manter o relacionamento e o vínculo com os clientes. Além disso, tentar calcular um overbooking saudável para garantir que mesmo com os cancelamentos o hotel tenha uma boa ocupação.

O fortalecimento das viagens regionais também contribui para as pequenas pousadas. “Os viajantes vão buscar ambientes mais privados e com menor circulação de pessoas. Isso tende a ser muito positivo para os pousadeiros, que devem aproveitar o momento para se profissionalizar”, afirmou Nathalia Borghi, do Viver de Pousada.

Augusto Rocha, da Pmweb, lembrou ainda a vantagem de utilizar a tecnologia e as redes sociais para atrair novos prospects. “Não estamos falando de depender das redes sociais, mas de usá-las para alavancar o negócio, captando e-mails e telefones, pois quanto mais tiver capacidade de estabelecer contato direto, melhor”, assegura. Também pode ser válido estar presente não apenas no Instagram como no Facebook e no Linkedin.

Sobre o FOHI

O FOHI é uma realização da MarkWeb (Agência de Marketing Digital especializada em hotelaria), HFN (Hotel & Food Nordeste), Hotelier News e Sebrae/PE. Conta com o apoio da Unedestinos e de parceiros como regionais da ABIH de São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Espírito Santo e a Associação de Hotéis de Búzios bem como de representações do Convention Bureau que entenderam o FOHI como oportunidade única de compreender conceitos importantes em “Talk Shows” com um formato leve e inovador.

Descrição: 🛎️ PROGRAMAÇÃO PREVISTA EM 17/06/2020 Descrição: 🛎

🟤 PAINEL AO VIVO: 14h – Distribuição: dicas práticas para Reduzir o Custo de Aquisição do Cliente e Aumentar as Vendas Diretas.

Convidados: JEFERSON MUNHOZ (@jeferson.munhoz), WALERIA FENATO (@markupconsult), OCTAVIANO MAROJA (@otavianomaroja) e DIEGO CORRÊA (@hsystemtecnologia).
Mediador: Maycon Gabry (@maycongabry)

Descrição: 💬15h – Networking no Grupo Exclusivo do Telegram. (Link para o Grupo: https://bit.ly/grupofohi)

🟤 PAINEL AO VIVO: 15:15h – Reabertura: Novos Protocolos de Funcionamento e Como Reduzir Custos Operacionais sem Perder Qualidade nos Serviços do Hotel.

Convidados: Carla Trindade (@carlastrindade), Gunnar Georgi (@gunnargeorgi), MARIA JOSÉ (@mariajosedantasoficial) e FÁBIO FOLENA.
Mediador: Maycon Gabry (@maycongabry)

Descrição: 💬16:15 as 17h – Networking no Grupo Exclusivo do Telegram (Link para o Grupo: https://bit.ly/grupofohi)
Descrição: 💡17h – Principais Insights do Dia + Conteúdos Complementares no Canal do Telegram (Link para o Canal: https://bit.ly/canalfohi)

Descrição: 🛎️ PROGRAMAÇÃO PREVISTA EM 18/06/2020 Descrição: 🛎

🟤 PAINEL AO VIVO: 14h – Experiência do Hóspede: a Chave para a Retomada de Sucesso está na Reputação da Marca|Hotel.

Convidados: YURI FREITAS (@yurimartinho), CARLA PROCÓPIO (@hotelariacomcarla), CLEMENTE (@@pousadasambapati), LUCILA QUINTINO (@luquintino) e ALEXANDRE FARIAS (@simpleshotel).
Mediador: Maycon Gabry (@maycongabry)

Descrição: 💬15h – Networking no Grupo Exclusivo do Telegram. (Link para o Grupo: https://bit.ly/grupofohi)

🟤 PAINEL AO VIVO: 15:15h – Oportunidades: Ponto de Equilíbrio na Reabertura e Novos Modelos de Negócio para Hotéis, Pousadas e Resorts.

Convidados: DIOGO CANTERAS (@canterasdiogo), PETER KUTUCHIAN (@peterkutuchian), EDSON GONÇALVES (@rioquenteresorts) e ABEL CASTRO.
Mediador: Maycon Gabry (@maycongabry)

Descrição: 💬16:15 às 17h – Networking no Grupo Exclusivo do Telegram (Link para o Grupo: https://bit.ly/grupofohi)
Descrição: 💡17h – Principais Insights do Dia + Conteúdos Complementares no Canal do Telegram (Link para o Canal: https://bit.ly/canalfohi)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.