FITUR 2022 dobra participação profissional em edição em termos de recuperação

 

A Feira Internacional de Turismo encerra com um balanço de sucesso que superou todas as expectativas: um total de 111.193 participantes -81.193 profissionais de 127 países ao longo de seus três primeiros dias profissionais e 30.000 em seus dois dias de abertura ao público, aos quais devem ser adicionados os participantes da chamada digital de sua plataforma LIVEConnect que hoje conta com 33.286 inscrições, 10% acima das previsões.

 

A representação de empresas, países e destinos colocou o FITUR 2022 em números próximos às edições pré-pandemias, com 6.933 participantes, -600 expositores- de 107 países, dos quais 70 participaram com representação oficial.

 

A participação de ministros do Turismo de 21 países e 4 delegações oficiais; o papel ativo da Organização Mundial do Turismo, e a presença multiplicada das autoridades espanholas de todas as administrações, chefiadas por suas Majestades, os Reis e o Presidente do Governo, fizeram da FITUR uma edição de claro impacto na reativação do setor

 

Estima-se que o movimento de chegadas ao FITUR tenha gerado um impacto na economia madrilenha de mais de 150 milhões de euros

 

A Feira Internacional de Turismo, FITUR 2022, que, organizada pelo IFEMA MADRID,comemora desde a última terça-feira, 19 de janeiro, uma edição especial em termos de recuperação, fecha suas portas hoje com um balanço de resultados que destaca o esforço de toda a cadeia de valor da indústria do turismo para gerar novas oportunidades e enfrentar 2022 com expectativas sólidas para basear a esperada reativação.  Uma edição crítica para recuperar os níveis de negócios e atividades, que colocou Madrid no ponto nevrálgico de toda a comunidade turística internacional e que permitiu lançar ao mundo uma mensagem de confiança e força.

 

E é que os números do FITUR 2022 superaram todas as expectativas iniciais. Por um lado, a participação profissional em seus três primeiros dias, que subiu para 81.193 participantes de 127 países, dobrando os dados da edição de 2021, para a qual são adicionadas as visitas do público, nos dias de fim de semana que, na ausência do fechamento de hoje, são estimadas em cerca de 30.000 pessoas, Somando, assim, um total de 111.193 participantes. No que diz respeito ao campodigital, achamada da FITUR para o mundo profissional também registra números recordes. Nesse sentido,

 

a plataforma FITUR LIVEConnect,que complementa a feira com formato híbrido de maior alcance temporal e geográfico, contabiliza até o momento 33.286 registros, 10% acima das primeiras estimativas.  Da mesma forma, o tráfego para o site da FITURcresceu 90%, atingindo 150.000 usuários únicos, o dobro do que em 2021.

 

A resposta de empresas, países e destinos tem sido excelente e também mostra uma tendência de alta em termos de representação abordando os números das melhores edições do FITUR. Isso é revelado pelos 6.933 participantes de 107 países reunidos em torno da FITUR 2022, 600 expositores e a representação oficial de 70 países,lideradapela República Dominicana que este ano e sob o lema “temtudo”fez uma extraordinária distribuição de recursos e atividades como país parceiro da FITUR.

 

Todo esse movimento de chegadas ao FITUR gerou um impacto na economia madrilenha de aproximadamente 150 milhões de euros, conforme anunciado pela Presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Diaz Ayuso, na última sexta-feira por ocasião da celebração do  Dia de Madri no FITUR.

 

Da mesma forma, devemos destacar o forte apoio institucional que a FITURrecebeunovamente, com o apoio da Casa Real que, mais uma vez, colocou o toque final para o dia de abertura com a presença de SS.MM. os Reis da Espanha, bem como do Governo da Espanha,que escolheuFITURpara a apresentação pelo presidente do Governo de a segunda chamada para o Plano de Sustentabilidade do Turismo. Além disso, a FITUR reuniu representantes da UNWTO, ministros do turismo de 21 países e 4 delegações, 7 ministros espanhóis, presidentes, conselheiros de turismo de todas as Comunidades Autônomas e Prefeitos de diferentes cidades do nosso país.

 

EO impacto da celebração do FITUR 2022 também teve sua reflexão na extensa cobertura da mídia internacional registrada nos dias de hoje, na qual 3.981 jornalistas de 40 países foram credenciados, quase o dobro do que em maio de 2021.

 

O impacto dos canais da FITUR nas redes sociais também dobrou, com mais de 6 milhões de impressões e 90 mil interações com os perfis da feira, resultado dos 1200 posts publicados em seus canais para a retransmissão do evento. A feira reúne atualmente uma comunidade de mais de 263 mil seguidores, dos quais mais de 8 mil aderiram esta semana.  FITUR foi trending topic no Twitter dois dias consecutivos na Espanha e um na República Dominicana, Fitur Partner Country 2022. O alcance digital da hashtag #Fitur2022 em todas as plataformas ultrapassou 600 milhões de impactos potenciais, tornando esta edição a melhor até o momento nas redes sociais.

 

Juntamente com a ampla gama de conteúdos apresentados ao longo dos 8 pavilhões da FITUR pelas diferentes empresas, países e destinos, a FITUR sediou centenas de atividades, fóruns e apresentações e as diferentes propostas para impulsionar o mercado em suas propostas das seções monográficas FITURTECHY, FITUR KNOW HOW & EXPORT, FITUR MICE, FITUR

 

 

TELA, RECURSOS LGBT+, RECURSOS DE TALENTO, CARACTERÍSTICAS FEMININAS, e FITUR LINGUA, ao lado do espaçoTECNOLOGIA DE VIAGEM, el PRÓXIMO Observatório de Sustentabilidade da FITUR, e a estreia deCARACTERÍSTICAS DO CRUZEIRO.

 

Além disso, a FITUR tem sido palco de apresentação para empresas e profissionais do setor de turismoCentro de Experiência HELIXA, resultado do centro de inovação do IFEMA MADRID visando promover a adoção da vanguarda tecnológica à atividade da feira.Centro de Experiência HELIXA, é uma plataforma colaborativa de conhecimento e inovação projetada para inspirar e acompanhar o tecido empresarial na transformação e evolução para os novos modelos de atividade e negócios que abrem os metaversos

 

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.