Fitch reafirma rating em escala nacional da Alupar em AAA, com perspectiva estável

A Fitch reafirmou nesta quinta-feira (3) o rating em escala nacional da Alupar e de suas emissões de debêntures em AAA (bra) e o rating em escala internacional para moeda estrangeira em “BB”, e para moeda local em “BBB-“, mantendo a perspectiva estável para o rating em escala nacional e negativa para o rating em escala internacional, refletindo a perspectiva do rating soberano do Brasil (Teto-país).

De acordo com comunicado da agência de classificação de risco, a manutenção reflete o baixo risco dos negócios da companhia, associado à combinação de suas operações nos segmentos de transmissão e de geração de energia elétrica, assim como a positiva diversificação de sua base de ativos, o que dilui os riscos operacionais e regulatórios.

O relatório da Fitch também destacou que a alavancagem consolidada da Alupar deve diminuir gradativamente se nenhum novo projeto for adicionado. “Considerando o atual portfólio de projetos em construção, a Alupar deve retornar a índices de crédito historicamente conservadores após aumento pontual da alavancagem líquida do grupo durante o forte ciclo de investimentos em 2019-2021. Isso se deve principalmente ao crescimento associado na geração operacional de caixa a partir de 2021 e menores investimentos (capex)”, informa o documento.

O gerente de RI da Alupar, Luiz Coimbra, destacou a importância da reafirmação do rating da companhia: ”A manutenção do rating AAA, desde fevereiro de 2018, reforça nossa disciplina financeira e diferencia a Alupar no mercado de dívida local, permitindo acesso a diversas fontes de financiamentos, com as melhores taxas disponiveis, possibilitando manter uma estratégia de crescimento sustentável e geração de valor para os acionistas”.

Destacando-se como uma das mais importantes empresas do setor de energia do Brasil, com 7.929 km de linhas de transmissão e 821 MW de capacidade instalada, a Alupar reafirma seu compromisso de atuar com as melhores práticas de ESG e com constante aperfeiçoamento de seu modelo de gestão e implantação de projetos.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.