Fintech dá dicas de como validar dados de empresas que usam contabilidade externa

Escritórios externos de contabilidade devem ser avaliados rigorosamente para manter corretamente os dados das finanças da empresa

Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade, existem mais de 521 mil profissionais e 78 mil organizações de contabilidade em todo o Brasil. Os destaques são para São Paulo, com 30%, e Minas Gerais, em segundo lugar, com 11%. O tamanho do mercado de contatores externos às empresas levanta questões sobre todos os desafios da terceirização do serviço.
 

Fintechs como o Accountfy, plataforma SaaS para a gestão de performance corporativa, facilitam o trabalho de ter os números corporativos, mas muitas vezes são alimentadas por contabilidades externas e podem não representar a realidade﹒Segundo Goldwasser Neto, cofundador e CEO da empresa, isso acontece por alguns motivos como:

  • Erros em cálculos (recolhimento de impostos, emissões de declarações corretivas)
  • Falta de organização de arquivos, como uso excessivo de planilhas
  • Erros em emissões de notas fiscais
  • Classificações erradas
  • Contas contábeis novas

Por isso, o trabalho da contabilidade externa deve ser avaliado rigorosamente para manter os padrões de envio de dados que correspondam com a realidade financeira da empresa, para isso os gestores devem estar sempre auditando os resultados.
 

Como melhorar relação e o trabalho com uma contabilidade externa

A contabilidade terceirizada pode se limitar a realizar a parte tributária ou enviar o balancete e o livro razão, mas para um bom acompanhamento da saúde financeira da empresa é necessário a construção de demonstrativos financeiros ou contábeis (DRE, Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial).
 

Ainda existe uma complexidade em gerar esses relatórios, pois demandam muito esforço braçal por conta de todos os cálculos em planilhas. O Accountfy trabalha com inúmeras empresas que utilizam sua plataforma para auditar o trabalho de contabilidades externas, como no caso da Work On, agência especializada em trade marketing.

O fechamento da empresa era feito à mão, com planilhas, e que o desenvolvimento interno de uma automação não era viável financeiramente. Agora, com o Accountfy, conseguem fechamentos mais rápidos e confiáveis, economizando tempo. Também validam os balancetes e razões enviados pelo escritório de contabilidade.

Quando optaram por uma plataforma digital, conseguiram agilizar o fechamento, além de poder validar o balancete e livro razão enviados pela contabilidade.


A importância de validar os dados contábeis enviados pela contabilidade terceirizada pode gerar mais clareza sobre a realidade financeira de uma empresa e maximizar o retorno investido no serviço. Realizar essa verificação pode não ser trivial, mas com uma plataforma inteligente, sua realidade ficará mais simplificada e com análises financeiras mais robustas.

Sobre o Accountfy

O Accountfy é uma plataforma SaaS para a gestão de performance corporativa que segue uma metodologia criada por especialistas em finanças. Fundada em 2017 por Goldwasser Pereira Neto e João Mano, a empresa recebeu um investimento inicial da Redpoint Eventures no valor de R $4,2 milhões e, em uma primeira rodada, U $6,5 milhões da Redpoint Eventures e da HDI Seguros. Desde seu lançamento, facilitou a rotina do departamento financeiro de mais de 500 grupos econômicos e conta com mais de 200 colaboradores. A empresa está presente na América Latina e Estados Unidos.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.