FIERN, CNI e Governo do Estado se reúnem com investidores em São Paulo

“O Sistema FIERN está à disposição, através do SESI, SENAI e IEL dos empresários que pretendam investir no Rio Grande do Norte”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, na abertura do roadshow “RN Invest – Oportunidades no Rio Grande do Norte”, realizado na manhã desta segunda-feira, 04, no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo. Em seu discurso de saudação aos presentes, Amaro Sales destacou o esforço feito pela governadora Fátima Bezerra para levar o Estado ao desenvolvimento e as potencialidades do Rio Grande do Norte. 

A governadora Fátima Bezerra afirmou que a hora é de falar do presente olhando o futuro, destacando o esforço que o seu governo vem fazendo para colocar em ordem as contas públicas. Ela apresentou aos investidores alguns números positivos, como a redução da criminalidade, que caiu 35%, e citou os esforços feitos para a retomada da competitividade, dar mais agilidade aos licenciamentos e o novo Proedi. “Estamos conseguindo organizar o governo e superar a balbúrdia”, disse a governadora, que anunciou na ocasião, o cumprimento de uma agenda internacional, junto com os demais governadores do Nordeste, visando atrair investimentos para região, e também uma visita à China, à convite da Embaixada chinesa. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Callado, fez uma apresentação sobre as iniciativas do governo para levar empresas para o estado. Citou, entre outras, as câmaras setoriais, a realização de feiras, regionais, nacionais e internacionais, criação de incentivos fiscais, um novo plano para o setor mineral e investimentos em infraestrutura. 

Roadshow é uma espécie de workshop mais curto, que tem a característica de ir ao encontro do público alvo de forma itinerante. O evento, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, contou também com a participação da senadora Zenaide Maia, do secretário da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, do diretor da Fecomercio, Luiz Lacerda, do superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, do diretor do Sebrae João Hélio, dos diretores da FIERN, Vilmar Pereira, Edilson Trindade e Silvio Torquato. Empresários com investimentos no Rio Grande do Norte também participaram do Roadshow, entre os quais Pedro Alcântara de Rego Lima, presidente do grupo 3 Corações, Josué Gomes, presidente da Coteminas, e Marcelo Alecrim, executivo do grupo AleSat.

O “RN Invest – Oportunidades no Rio Grande do Norte” expôs aos empresários as potencialidades do estado, bem como sua nova política de desenvolvimento econômico visando atrair possíveis investidores para o estado, com apresentações sobre os principais setores da economia potiguar e as vantagens oferecidas pelo estado. Especialistas apresentaram as principais áreas de interesse comercial do RN e explicaram por que o estado se destaca na pesca oceânica, mineração, energias renováveis, confecções e fruticultura, no painel “Oportunidade de Investimentos”.

A palestra “Programa RN + Competitivo e a Modernização dos Incentivos Fiscais”, ministrada pelo secretário de tributação Carlos Eduardo Xavier, pontuou o papel do Estado na adoção de medidas para fomentar o crescimento econômico, atraindo investidores e gerando empregos. Entre os principais diferenciais está o novo Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi) que passou a vigorar em setembro, modernizando o sistema de abatimento de ICMS para empresas instaladas no estado e criando dispositivos para incentivar a interiorização da indústria e a atração de empresas em setores estratégicos para a economia do RN.

As secretarias de Tributação (SET) e Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) fizeram atendimentos personalizados nas áreas de tributação, apoio ao empreendedor e licenciamento ambiental.

Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.