De 28 a 30 de setembro, Natal e Nova Orleans se encontram em uma fusão de ritmos com apresentações de artistas potiguares, brasileiros e internacionais
O renomado festival de música MPBJazz realizará a sua 8ª edição nesta semana, de 28 a 30 de setembro, no Alpendre do Natal Shopping, um ambiente aconchegante, com diversas opções gastronômicas, proporcionando ao público potiguar uma experiência única para curtir boa música com toda a família.
Inspirado no renomado French Quarter Fest, o MPBJazz traz um encontro musical com uma troca autêntica de experiências entre os artistas participantes. A programação faz uma fusão entre a música popular brasileira, em shows e tributos realizados por artistas potiguares, e o autêntico jazz de New Orleans.
Valéria Oliveira, curadora do evento, afirma que gosta de pensar o festival como uma “confraternização dos amantes da música, cheia de surpresas e de emoções”. “Serão noites feitas para celebrarmos a riqueza e a diversidade da música brasileira nas vozes de potiguares que trazem recortes das obras de compositores das suas preferências nos tributos, formato que adotamos há alguns anos”, adianta.
“E que delícia é dividir com Mitchel Player a curadoria artística de Nova Orleans”, comenta a artista. “Quem acompanha o MPBJazz, sabe o quanto têm sido especiais os shows dos artistas norte-americanos, que trazem o som e o sabor peculiares do berço do jazz para Natal. E é essa magia que queremos manter, ao escolher essas atrações”.
Programação une artistas potiguares e atrações internacionais
A grade de shows do evento começa na quinta-feira (28), a partir das 18h30 no Alpendre do Natal Shopping, e segue até o sábado (30). Quem abre a programação é o grupo potiguar Quarteto Linha, com apresentação onde a brasilidade de Jorge Ben Jor e a energia do grupo se unirão em uma sinfonia de paixão e autenticidade. Em seguida, a cantora Simona Talma acompanhada de Willames Costa no teclado e Silvio Franco na bateria traz um show intimista para homenagear Maysa e reverenciar suas composições e sua trajetória como uma mulher que desafiou seu tempo.
Entre as atrações internacionais, o festival contará com as fascinantes harmonias de Gregg Stafford na quinta e sexta-feira (29) – uma presença constante na cena do jazz de Nova Orleans, conhecido por suas virtuosas apresentações de trompete. Com uma carreira de décadas, Stafford encantou o público em todo o mundo com suas melodias comoventes e brilhantismo improvisado. Juntando-se a ele no palco, Leslie Martin com domínio do piano.
Na sexta-feira (29), Erick von Sohsten faz uma homenagem a João Bosco, trazendo algumas obras do cantor e compositor que é uma grande influência no trabalho do artista. Erick se apresentará em formato de trio acompanhado por Jr. Primata no contrabaixo e Jorge Lima na bateria.
Na mesma noite, Diogo das Virgens interpreta pela primeira vez clássicos do repertório da cantora Cássia Eller com guitarra, violão, gaita, piano e saxofone. A programação do dia 29 traz ainda Eileina Dennis, cantora criada em Birmingham, Inglaterra, que cresceu com uma forte formação musical gospel, construiu carreira notável como cantora de Rhythm and Blues (R&B) e pop, antes de se apaixonar pelo jazz.
Para fechar a sexta-feira (29), o maestro Gilberto Cabral, cofundador da OSC Ilha de Música, trombonista, diretor musical, educador, compositor e arranjador – conduzirá uma Jam Session ao lado dos parceiros do Quinteto Umaré (Jane Eyre no sax, flauta e clarinete; José Fontes no contrabaixo; Erinaldo Edson na guitarra e Silvio Franco na bateria), em uma sinergia única e emocionante.
No último dia, sábado (30), o novo show do músico multi-instrumentista Jubileu Filho é dedicado ao choro. Nesse show, o músico apresenta composições do álbum recém-lançado “Eu Quero é Chorar” e composições de músicos que inspiraram sua carreira musical, como João Juvanklin, Jacob do Bandolim, Ivanildo Sax de Ouro e Pixinguinha.
Também sobe ao palco a cantora Alzeny Nelo, com tributo a Caymmi, Capiba e Gonzaga, evidenciando a riqueza de cada compositor através de timbres, ritmos e harmonias. O show revela aspectos menos conhecidos desses três grandes compositores em arranjos originais, misturando o jazz, o ritmo brasileiro e o lirismo em belos versos cheios de mar e sertão.
A 8ª edição do festival MPBJazz conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão, Hospital do Coração e Humana Saúde. Tem ainda o apoio do Natal Shopping, Inter TV Cabugi e parceria internacional com a 504 Experience. É uma realização da Green Point Produções e Valéria Oliveira Produções.
SERVIÇO – Festival MPBJazz
- Quando: 28 a 30 de setembro, a partir das 18h30
- Onde: Alpendre – Natal Shopping
- Acesso Gratuito
- Redes sociais: https://www.instagram.com/mpbjazzrn/
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 28 de setembro
– Quarteto Linha
– Simona Talma
– Gregg Stafford Duo
Sexta-feira, 29 de setembro
– Erick Von Sohsten
– Diogo das Virgens
– Eileina Dennis Duo
– Jam Session , sob o comando de Gilberto Cabral e o Quinteto Umaré
Sábado, 30 de setembro
– Jubileu Filho
– Eileina Dennis Duo
– Alzeny Nelo
– Gregg Stafford Duo
Imagens relacionadas
Maestro Gilberto Cabral comanda Jam Session na sexta-feira do MPBJazz ao lado dos parceiros do Quinteto Umaré
Divulgação
baixar em alta resolução
Entre as atrações internacionais, o MPBJazz contará com as fascinantes harmonias de Gregg Stafford na quinta e sexta-feira (29)
Divulgação
baixar em alta resolução