Festival gastronômico revela diversidade da culinária portuguesa

 

Rede Windsor Hoteis recebeu convidados para jantar de abertura do evento, que promove a troca entre as culturas luso e brasileira 

Helen Coelho (GG Windsor Plaza Brasilia), Cleiton Silva(gerente comercial Windsor Plaza Brasilia), Rogério Carnevalle (gerente regional de vendas da TAP), Jorge Cabral (Embaixador de Portugal) e Pedro Ribeiro (diretor comercial Dom Pedro Hotels). Crédito da foto: Tomada Criativa 

A rede brasileira Windsor Hoteis e o hotel português Dom Pedro, em parceria com a empresa aérea TAP, receberam, na noite de terça-feira (03/12), o embaixador de Portugal, Jorge Cabral, o trade de turismo da cidade, jornalistas e influenciadores para um jantar especial que marcou a abertura oficial do Festival Gastronômico Português. O evento acontece pela primeira vez no Restaurante The Falls, do hotel Windsor Plaza Brasília, entre hoje e amanhã (05/12). 

Durante o encontro, embaixador de Portugal fez questão de parabenizar a iniciativa e ressaltou a importância dos laços entre os dois países. “Fico feliz em participar de um evento como esse e parabenizo os organizadores pela parceria capaz de reaproximar ainda mais Portugal e Brasil,” ressalta Jorge Cabral. 

Para Helen Coelho, gerente-geral do Windsor Plaza Brasilia, o principal objetivo da iniciativa é estreitar o intercâmbio entre as culinárias de Brasil e Portugal e incluir o festival na agenda gastronômica do setor. “A Rede Windsor quer, junto com a TAP e o Dom Pedro, promover a integração das duas culturas, do turismo dos dois países e, principalmente, da culinária. Vamos levar também a experiência aos portugueses em Lisboa”, adianta Helen.

A ação também inclui a realização de um Festival Gastronômico Brasileiro em Portugal, que acontecerá em fevereiro de 2020, sob o comando de um dos chefs da Rede brasileira Windsor Hoteis.

O evento em Brasília tem direção do chef lusitano Gil Martins, que há mais de 15 anos comanda a cozinha do hotel Dom Pedro Palace, em Lisboa. Segundo o chef, as culinárias têm muito a aprender uma com a outra. “Portugal não tem só bacalhau. Por isso escolhi trazer para cá outros pratos típicos e comprovar a diversidade da nossa gastronomia. Trouxemos mais de 100kg de  diferentes ingredientes para que as pessoas possam ter a experiência de provar um pouco do muito que temos de especial. O cardápio traz uma seleção de sabores tipicamente portugueses e reúne cordeiro, pato, lula, bacalhau, queijos e etc.”, comenta Gil.   

Ademir Antônio (Chef de cozinha do Windsor Plaza Brasília), Manuel Mariano (Chef do Dom Pedro Laguna Resort) e Gil Martins (Chef do Dom Pedro Lisboa). Crédito da foto: Tomada Criativa

A lista de especiarias permite que o chef português crie e misture menus únicos, explorando temperos e proporcionando aos clientes uma deliciosa viagem gastronômica. Entre as delícias lusas estão diversos tipos de queijo, como o de cabra curado, de Nisa, serra, picante Beira Baixa, azeitão e ilha, além de iguarias: painho alentejano, chouriço, morcela e presunto. 

Os clientes podem degustar as opções do bufês sortido, como lula frita com farinha de milho, enchidos assados com compota de maçã e anis-estrelado, pataniscas de bacalhau, mil-folhas de bacalhau com bras de batata, tentáculo de polvo no forno com cebola e azeitona preta e coxa de pato assado com laranja e tomilho. 

O cardápio do evento ainda inclui carneiro assado em baixa temperatura com alecrim, escalopes de novilho corados com presunto à portuguesa e atum com legumes mediterrâneos, além de saladas e entradas típicas lusitanas. 

Para quem não abre mão de uma boa sobremesa, opções de doces portugueses não faltam, como o tradicional pudim de ovos, além de leite-creme queimado, arroz doce, pudim de pão com maçã e uvas passas, papos de anjo, peras bêbadas e pudim abade de Priscos. 

O restaurante disponibilizará aos clientes uma carta de vinhos portugueses com sugestões de harmonização. 

*Todas as bebidas serão cobradas à parte. 

Festival gastronômico tem diversas opções de comida portuguesa. Crédito da foto: Tomada Criativa

Serviço:

Data: 04 e 05/12/2019

Hora: a partir das 19h

Valor: R$ 125 (por pessoa) + 10% de taxa de serviço

Endereço: SHS Qd 05 BI. H – CEP 70322-912

Informações sobre o evento: (61) 2195-1100  

Sobre a Rede Windor Hoteis

Há mais de 30 anos no mercado brasileiro, a Rede Windsor possui hotéis de três a cinco estrelas. Dona de um dos maiores grupos hoteleiros independentes do país, possui 14 unidades no Rio de Janeiro – entre Zona Sul, Barra da Tijuca e Centro -, além de duas unidades em Brasília. A Rede conta ainda com o Centro de Convenções & Hotéis Windsor, o maior centro integrado de hotéis e eventos da capital fluminense, onde estão o Windsor Barra e Windsor Oceanico, além do Centro de Convenções. O espaço tem 24 mil metros quadrados, 100 salões multiúso, a maior plenária comporta até 2.500 pessoas, com capacidade de atender um público flutuante de até 7 mil pessoas. Como reconhecimento por excelência em prestação de serviços de hospedagem, gastronomia e eventos figura também em premiações nacionais e internacionais.

Sobre a TAP

A TAP é atualmente a companhia aérea com as melhores ligações entre o Brasil e a Europa, com mais de 70 frequências semanais partindo de 10 cidades brasileiras – Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo – para a Europa. 

Criada em 1945, a companhia viu o seu processo de privatização concluído em 2015, ano em que celebrou 70 anos, com o consórcio Atlantic Gateway como novo acionista. Com Hub em Lisboa, localização privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte e Central do Sul, a TAP é líder na operação entre o Brasil e a Europa com cerca de 30% de todo o tráfego, além de uma rede que cobre mais de 90 destinos, sendo mais de 50 na Europa, além de Estados Unidos, Brasil e África.

Em 2018 a TAP transportou cerca de 16 milhões de passageiros no mundo e mais de 1,7 milhão de passageiros nas rotas do Brasil. Atualmente, opera no trecho São Paulo – Lisboa com uma das aeronaves mais modernas do mundo na atualidade – o Airbus A330neo, que entre diversas inovações, como a economia de combustível e emissões de carbono em cerca de 14%, oferece comodidade aos seus clientes de permanecerem conectados durante todo o voo com a possibilidade do envio de mensagens de texto gratuitamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.