COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA (17/8), ÀS 19H, FESTIVAL DE LUZES DE SÃO PAULO
PRIMEIRA APRESENTAÇÃO VAI MOSTRAR MONUMENTO ÀS BANDEIRAS SE MOVIMENTANDO
ALÉM DO PARQUE DO IBIRAPUERA, HAVERÁ INSTALAÇÕES NAS ÁRVORES DA PRAÇA VICTOR CIVITA
E INTERVENÇÃO NA AVENIDA PAULISTA NOS PRÓXIMOS DOIS FINS DE SEMANA
João Pirolla
Começa nesta sexta-feira (17/8), às 19h, o Festival de Luzes de São Paulo. A primeira apresentação será realizada no Parque do Ibirapuera, com projeção mapeada da Visualfarm, que vai mostrar o Monumento às Bandeiras se movimentando. A cena inusitada será repetida outras vezes durante a noite, até 24h, e também no sábado e no domingo – dias 18 e 9, sempre entre às 19 e 24 hs. Os jornalistas deverão dirigir-se à praça Armando de Sales Oliveira – Parque do Ibirapuera, de onde poderão ver a apresentação do artista Alexis Anastasiou.
O Festival de Luzes de São Paulo prossegue nos dois fins de semana seguintes com instalações nas árvores da Praça Victor Civita – um trabalho dos artistas VJ Suave, Leandro Vigas e Roberta Carvalho nos dias 24, 25 e 26 de agosto – e intervenção no Shopping Center 3, na avenida Paulista, onde os artistas João Pirolla e Elka Andrello farão uma projeção na fachada do prédio nos dias 1 e 2 de setembro, sempre a partir das 19h.
Responsável pela apresentação no Monumento às Bandeiras, o artista Alexis Anastasiou revela que será utilizada a mesma técnica empregada no Cristo Redentor: uma projeção mapeada que vai movimentar a escultura sem necessidade de tocar nela. “É uma instalação que usa um truque de magia”, diz Alexis. “Com efeitos de luz, projeção digital e contraluz, propomos uma nova imagem ao monumento, um desejo para o Brasil do século 21”.
O Festival é um projeto do Ministério da Cultura – por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) – com patrocínio da GETNET. Todas as atrações serão realizadas no espaço público, com entrada gratuita, e repetidas várias vezes durante o horário de exibição.
Serviço
Evento: Festival Luzes de São Paulo
Curadoria: Alexis Anastasiou
Apresentações:
– Monumento às Bandeiras, Parque do Ibirapuera, espetáculo criado pela equipe da Visualfarm a ser apresentado nos dias 17, 18 e 19/8, das 19 às 24h
– Parque Victor Civita, Pinheiros, instalações criadas pelos artistas VJ Suave, Leandro Vigas e Roberta Carvalho nos dias 25, 25 e 26/8, das 19 às 23h
– Shopping Center 3, avenida Paulista esquina com Rua Augusta, vídeo-instalação criada pelos artistas João Pirolla e Elka Andrello nos dias 1 e 2 de setembro, das 19h às 24h
Entrada gratuita
Sobre Alexis Anastasiou
Alexis começou sua carreira como VJ de festas na cena underground, improvisando com VHS e equipamentos caseiros, no final da década de 90. Com a explosão da música eletrônica no começo dos anos 2000, a estética das projeções acabou sendo procurada para festas e eventos corporativos e Alexis abriu a produtora Visualfarm. A empresa desenvolveu uma equipe multidisciplinar técnica e criativa, cujos testes com projetores caseiros resultaram no desenvolvimento de projeções mapeadas e dos Fulldomes no Brasil. Alexis é autor de Mappingfesto, o manifesto do mapping, que aponta para um futuro no qual as cidades serão modificadas com instalações permanentes de projeções em grande formato, possibilitando uma nova era digital no urbanismo e na arquitetura. Hoje, o artista projeta imagens em prédios, montanhas e icebergs.
Sobre a Visualfarm
Fundada em 2003, por Alexis Anastasiou, reconhecido como pioneiro VJ do Brasil, a Visualfarm é uma produtora especializada em conteúdos visuais e projeções. Criadora do Vídeo Guerrilha, desenvolve projetos visuais para as áreas de marketing e eventos, além de produzir espetáculos e intervenções autorais.
Pioneira na produção de megaprojeções, a Visualfarm trabalha com diversos formatos, dividindo-se em mapping indoor, com soluções visuais como ambientes imersivos, cenografia projetiva, vídeo cenário ou pintura de luz; mapping outdoor, com mapping arquitetônico 3D, projeção monumental; e criação de imagens, com motion design 3D, vinhetas, knetic, grafite virtual e vídeos.