Festival de Gramado marca presença na entrega do Prêmio Grande Otelo
O Festival de Gramado esteve presente na cerimônia de entrega do Prêmio Grande Otelo, realizada na noite de ontem (28), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A ocasião contou com a presença de Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, e dos curadores Caio Blat e Marcos Santuario representando o evento.
O Prêmio Grande Otelo, uma das mais importantes premiações do cinema brasileiro, celebra o talento e a contribuição para a indústria cinematográfica nacional. Na ocasião, A Academia Brasileira de Cinema, organizadora do evento, homenageou o Cinema Novo na figura dos cineastas Cacá Diegues, Zelito Viana, Lucy Barreto, Ruy Guerra e Walter Lima Jr. com o prêmio honorário, entregue pelos atores Antonio Pitanga e Othon Bastos.
“Perlimps”, de Alê Abreu, que compôs a Mostra Infantil de Gramado este ano, levou a estatueta de Melhor Animação. Ailton Graça e Vera Holtz repetiram a dobradinha e conquistaram os troféus de Melhor Ator e Melhor Atriz por “Mussum, o Filmis” e “Tia Virgínia”, respectivamente. Ambos levaram os Kikitos nas mesmas categorias no 51º Festival de Gramado. Silvio Guindane, que já havia levado o Kikito de Melhor Direção por “Mussum, O Filmis”, recebeu o Grande Otelo de Melhor Primeira Direção de Longa-Metragem. “Cangaço Novo”, que foi exibida de maneira hors concours em Gramado, foi eleita Melhor Série Brasileira de Ficção, enquanto Alice Carvalho foi a Melhor Atriz na categoria.
Rosa Helena Volk destacou a importância do Festival de Gramado no cenário cultural brasileiro e sua parceria com iniciativas como o Prêmio Grande Otelo. “É uma honra para nós estarmos aqui, celebrando o talento e a criatividade do cinema nacional. O Festival de Gramado tem a missão de promover e apoiar a cinematografia brasileira, e estamos felizes em unir forças com eventos que compartilham desse objetivo.”
Caio Blat e Marcos Santuario, curadores do Festival de Gramado, também marcaram presença, refletindo o compromisso do festival com a promoção da cultura e da arte. “Participar de eventos como o Prêmio Grande Otelo é uma oportunidade valiosa para reconhecer e prestigiar os artistas que fazem parte da nossa história cinematográfica. Para nós, é uma felicidade perceber que os filmes ganham vida em Gramado e fazem uma linda trajetória comercial que culmina aqui, no Grande Otelo”, afirma Santuario.
O 53º Festival de Gramado está marcado para ocorrer entre os dias 14 e 23 de agosto de 2025.
52ª Edição do Festival de Gramado celebra os vencedores com entrega dos Kikitos
A 52ª edição do Festival de Gramado chegou ao fim no último dia 17 com a tradicional cerimônia de entrega dos Kikitos, celebrando o melhor do cinema brasileiro. O evento, que é um dos mais prestigiados do circuito cinematográfico, realizou uma edição marcada pela superação e pela resiliência após as enchentes de maio, que devastaram o Rio Grande do Sul.
Neste ano, o festival enfrentou obstáculos logísticos, impedindo a presença de alguns realizadores e equipes de produção. Apesar das dificuldades, a equipe da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização do evento, se empenhou para garantir que todos os prêmios chegassem a seus destinos.
Os Kikitos, símbolo da excelência do cinema nacional, foram entregues a todos os vencedores das 40 categorias, mesmo que não estivessem fisicamente presentes para receber o prêmio. “Estamos profundamente gratos a todos os realizadores por sua compreensão e flexibilidade diante das circunstâncias excepcionais deste ano. Exibimos 45 filmes em competição. Destes, 43 estiveram representados em Gramado”, salienta Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur.
Os dois Kikito não retirados no palco do Palácio dos Festivais já se encontram em suas novas moradas. Felippe Mussel recebeu o troféu de Melhor Desenho de Som por seu trabalho no curta “A Menina e o Pote”, enquanto Renata Paschoal garantiu o Kikito de Melhor Filme da Mostra de Documentários Nacionais com “Clarice Niskier: Teatro dos pés à Cabeça”.
Os organizadores do festival expressaram sua gratidão a todos os envolvidos e prometeram um retorno ainda mais grandioso na próxima edição. “Estamos ansiosos para receber todos de volta no próximo ano, em uma celebração ainda mais memorável do nosso cinema”, concluiu Rosa Helena Volk.
Ingressos solidários para o Educavídeo são destinados a famílias atingidas pelas enchentes
O programa Municipal Educavídeo Escola de Cinema, realizado pela Secretaria Municipal da Educação em parceria da Gramadotur, que conta atualmente com mais de 100 alunos, divididos em quatro turmas, realiza a entrega das arrecadações oriundas dos ingressos solidários da edição deste ano. Segundo a Secretaria de Educação de Gramado, foram arrecadados mais de 400 quilos de alimentos, que serão destinados às famílias atingidas pelas enchentes de maio. A entrega será coordenada pela Assistência Social do município.
Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras apresentam: 52° Festival de Cinema de Gramado. Lei de incentivo à cultura. Patrocínio: Claro e Banrisul Corretora de Seguros. Copatrocínio: TV BrasiL/EBC, Youtube, Cerveza Patagônia e BB ASSET. Apoio especial: Schweppes. Apoio: TeleCine, Kia Brasil, Hasam Group, Globo Filmes, Faixa Azul, Stemac Grupos Geradores, Bodega Dante Robino, O2 Pós, Naymovie, Johnnie Walker, Band e Bandplay. Hospedagem oficial: Laghetto. Transporte Aéreo Executivo: Helisul. Transmissão ao vivo: Canal Brasil. Mídia Partner: SBT. Apoio institucional: Fundacine RS, APTC RS, SIAV RS, ACCIRS, Assembléia Legislativa, TVE RS e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: GramadoTur, Ancine – agência nacional de cinema, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.
Imagens relacionadas
O Festival de Gramado esteve presente na cerimônia de entrega do Prêmio Grande Otelo, realizada na noite de ontem (28), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro
Divulgação
Ailton Graça e Vera Holtz repetiram a dobradinha e conquistaram os troféus de Melhor Ator e Melhor Atriz por “Mussum, o Filmis” e “Tia Virgínia”, respectivamente
Roberto Filho / Brazil News
Renata Paschoal garantiu o Kikito de Melhor Filme da Mostra de Documentários Nacionais com “Clarice Niskier: Teatro dos pés à Cabeça”
Arquivo pessoal / Divulgação
Ingressos solidários para o Educavídeo são destinados a famílias atingidas pelas enchentes
Divulgação