FESTA DA TAINHA MOVIMENTA O TURISMO EM PARANAGUÁ(PR)

A Festa da Tainha é um componente da tradicional “Festa do Pescador”, realizada em comemoração ao Dia do Pescador – 29 de junho. O evento começou no dia 22 de junho e prossegue até 10 de julho . A festa da Tainha é um festival gastronômico de culinária típica pesqueira que atrai um grande número de turistas que vão saborear a tainha, preparada conforme suas tradições peculiares, e conferir a vasta programação oferecida, com corrida de canoas, shows artísticos, parque de diversões, feira de artesanato e feira gastronômica, com a venda da tradicional tainha recheada, assada e frita, além de frutos do mar. Uma grande novidade para este ano foi o concurso culinário “A melhor receita da tainha do litoral do Paraná” que aconteceu entre os dias 6 e 8 de junho e teve o objetivo de valorizar ainda mais a gastronomia local e incentivar a criação de receitas originais utilizando a tainha como ingrediente principal. A festa da Tainha é uma realização da Fundação Municipal de Turismo “Dr.Joaquim Tramujas”, da prefeitura municipal de Paranaguá(PR), através das ações do prefeito José Baka Filho.
A 1° Festa Nacional da Tainha, que começou no dia 22 de junho superou as expectativas de público e de quantidade de peixe comercializado durante os primeiros dias de festa.Turistas da região e espanhóis e argentinos prestigiam a festa. Ao todo foram vendidas cerca de 10 toneladas de tainha assadas, e cruas. Em 2010 os números totais da festa foram de 26 toneladas de assadas, 10 toneladas crua, e 6 toneladas de petiscos entre ova, camarão, ostra etc. Para este ano segundo o presidente da Fundação de Turismo, Luiz Fernando Gaspari de Oliveira, a expectativa é que os números aumentem ainda mais.

Desde o dia 22 de junho, shows com artistas nacionais também fazem parte das atrações da festa. Depois do show de Margareth Menezes no dia 02 de julho que levou o público ao delirio , outros shows seguem a programação, com show da banda Geração no dia 06, seguida no dia 07, banda Hally Gally, dia 08 Grupo Frenesi e no dia 09 de para encerrar os shows a banda Bonde do Forró marcará presença na cidade. No dia 10, as 18h, será a apuração e divulgação dos resultados do 1º Concurso culinário “A melhor receita da tainha do litoral do Paraná”!, tudo na praça de eventos 29 de julho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.