Fenavinho lança documentário sobre produção do ‘Vinho da Corte’

Conteúdo narra bastidores da elaboração da bebida que carrega a personalidade das soberanas da 17ª edição e está disponível para acesso nos canais digitais da festa

O processo que leva à elaboração de vinhos de qualidade superior passa por uma série de etapas – por vezes, desconhecidas do público. Para desvendar o complexo sistema que envolve os bastidores de uma produção vitivinícola, a Festa Nacional do Vinho registrou a elaboração do ‘Vinho da Corte’ em imagens e transformou o conteúdo em um documentário.

O material narra todas as fases do processo – da colheita das uvas nas videiras até o momento do amadurecimento nas barricas de carvalho para ser engarrafado. Desde o início do ano passado as soberanas vêm acompanhando o passo a passo – colheita, desengace, definição do corte, tempo nas barricas e envase. O objetivo do projeto é justamente valorizar toda a cadeia produtiva da uva e enaltecer os vinhos de Bento Gonçalves.

“A Fenavinho tem o compromisso de valorizar e fortalecer a nossa vitivinicultura. Com o projeto do Vinho da Corte, além de propormos um lote especial de garrafas que carrega a personalidade das soberanas da festa, podemos entregar à comunidade um registro que fica como legado. A ideia é aproximar enófilos, produtores, comunidade e pessoas com potencial interesse pelo mundo do vinho, em um produto audiovisual que registra o processo vinícola junto com a cultura que envolve esse mundo”, pontua o coordenador do comitê da 17ª Fenavinho, Roberto Cainelli Júnior.

A linha narrativa também enaltece os personagens envolvidos: os produtores e as próprias soberanas eleitas em 2018 – a Imperatriz, Bárbara Bortolini, e as Damas de Honra, Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso. Os créditos de edição são da agência Gecê Comunicação, com imagens de Daniel Flores e colaboração de Alvo Global e Exata Comunicação na produção e roteiro. O material está disponível para acesso nas redes sociais da Fenavinho (facebook.com/fenavinho e instagram.com/fenavinho) e no canal de Youtube da festa (bit.ly/3jh2hoE).

O ‘Vinho da Corte’ terá 80% da base de Merlot, ficando a critério das soberanas mensurar a combinação com outras variedades. O lote limitado a 300 garrafas será leiloado em 2021.

A 17ª edição da Fenavinho está prevista para ocorrer entre os dias 03 e 13 de junho de 2021, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Lá, o público poderá conferir as atrações da Vila Típica (que ocorre de forma conjunta com a 30ª ExpoBento). Ao longo dos 11 dias de festa, haverá programação de shows, ofertas de compras e experiências enogastronômicas – um verdadeiro espaço de encontro e convívio comunitário para enaltecer os costumes e as tradições dos imigrantes italianos. A proposta do espaço é reproduzir os cenários do início do século 20, concentrando as mais respeitadas vinícolas brasileiras e reunindo a farta e saborosa gastronomia típica. Mais informações em www.fenavinho.com.br.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.