Fecomércio sedia reunião da Câmara Empresarial do Turismo

A Câmara Empresarial de Turismo (CET) reuniu-se ao meio-dia de ontem (05.10), na sede da Fecomércio (Av. Alexandrino de Alencar, 562), para discutir pontos importantes ligados ao setor. O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, participou do evento, que teve a presença do coordenador, George Gosson. Também estiveram presentes na reunião os representantes do Sesc RN, ABIH, Abrasel, Abrajet, Abeoc, Coohotur, Sebrae, Abav, Natal Convention Bureau e Sindetur.
Inicialmente, foi feita uma avaliação sobre o Simpósio que discutiu Turismo Náutico, que ocorreu no dia 20.09 no Hotel Escola Senac Barreira Roxa. “A idéia de promover um debate sobre a marina de Natal surgiu do foco dado ao tema pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) no primeiro semestre do ano. Como esse é um ramo praticamente inexplorado do Rio Grande do Norte, nós resolvemos discutir a questão”, afirma George Gosson.
Para os membros da CET, as palestras do velejador e consultor Axel Grael e do representante do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch, abordaram pontos importantes e deram maior credibilidade ao simpósio, uma vez que essas pessoas têm conhecimento de causa sobre o assunto. Ao final da análise, o evento foi considerado satisfatório, uma vez que além de ter tido uma boa repercussão na mídia, também teve um bom público. A única ressalva foi a ausência dos vereadores de Natal. Como próximo passo, a câmara pretende acompanhar os estudos para viabilização da marina à serem realizados por uma entidade pública. Além disso, os membros da CET pretendem angariar o apoio do Ministério do Turismo ao edital do projeto.
O segundo ponto discutido na reunião foram as proposições legislativas relacionadas ao setor turístico. “Muitos projetos de interesse da CET tramitam tanto a nível local quanto a nível nacional. Nós temos que fiscalizar essas proposições, pois 90% delas resultam em aumento de custos para o empresariado”, explica Gosson, que continua: “atualmente, existe um representante da CNC no Congresso Nacional, só que ele é apenas um para defender interesses de muitos. O que precisamos é focar no que cada entidade acha mais relevante e pedir maior atenção ao representante nessas questões”, completa.
A nível estadual e municipal foi proposto que cada entidade componente da Câmara fiscalize as proposições ligadas ao setor e que coloque esses pontos em pauta para as próximas reuniões do CET, para que o assunto seja discutido.
O último ponto abordado foi a construção de um espaço para eventos em Natal. Atualmente a cidade conta apenas com o Centro de Convenções, que apesar da ótima localização (via Costeira) em certas ocasiões não é suficiente para atender à demanda de alguns eventos: “em algumas ocasiões, Natal perde de sediar um grande congresso por não ter um espaço adequado para recebê-lo”, explica o representante do Natal Convention Bureau, George Costa.
Como solução para o problema, foi sugerida a ampliação do Centro de Convenções de Natal, de forma sustentável, uma vez que o espaço é localizado em uma área de preservação ambiental. A ideia é levar o tema para ser discutido com representantes do governo (que é o proprietário da área) e dos órgãos de preservação ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.