Fecomércio apresenta na AL projeto de uso do antigo aeroporto Augusto Severo

Audiência Pública AL_Divulgação Fecomério

O destino do antigo aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, foi discutido nesta sexta-feira (20), em audiência pública na Assembleia Legislativa do estado. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN) apresentou uma proposta de uso do equipamento.

O diretor executivo da Federação, Marcus Guedes, apresentou aos presentes a ideia de utilizar a estrutura de mais de 420 mil metros quadrados, para instalar um complexo com um novo Centro de Convenções para a Grande Natal e um centro cultural aeroespacial.

“A ideia que a Fecomércio desenvolveu é o aproveitamento do aeroporto como um Centro de Convenções, o que Natal já comporta, um museu aeroespacial e um centro comercial, que sustentaria o complexo”, afirmou Marcus. O projeto elaborado pela Federação é fruto de discussões iniciadas há mais de três anos, logo após o anúncio da desativação do aeroporto de Parnamirim .

“O aeroporto de Parnamirim tem uma importância fundamental, tanto econômica como histórica. A paralisação do aeroporto preocupa a Federação, por isso desenvolvemos esse projeto”, justificou Guedes.

O projeto de utilização do equipamento da Fecomércio já foi apresentado ao governador Robinson Faria em reunião realizada no mês de fevereiro. A Força Aérea também teve acesso ao projeto, que foi bem acolhido pelos militares.

“O aeroporto está localizado em um lugar estratégico, em uma área nobre e não pode ficar sem um uso apropriado”, ressaltou Guedes que acrescentou que há empresas interessadas em bancar a implantação.

O titular da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Ruy Gaspar, estava representando o governador Robinson Faria, e elogiou o projeto desenvolvido pela Fecomércio.

“Tive acesso ao projeto da Fecomércio e é uma ideia interessante e viável. A Federação não faria um estudo sem viabilidade”, declarou.

O Brigadeiro da Força Aérea Hudson Potiguara apresentou um projeto semelhante ao da Fecomércio, mostrando que as entidades estão em consonância. O projeto militar contempla também um Centro de Convenções, com um Centro de Treinamento Operacional para uso de todos os estados brasileiros.

“Temos um comum acordo, estamos caminhando bem com a Federação, estreitando o relacionamento. Precisamos apenas pontuar alguns pontos”, disse.

O deputado estadual Carlos Augusto Maia foi propositor da audiência. Ele falou que a população de Parnamirim reclama da desativação do equipamento aéreo.

“A sociedade reclama e nós transmitimos esse pensamento. Neste fórum vamos debater, analisar a melhor proposta e solicitar ao Governo para que se faça uma análise  para determinar a melhor solução”, disparou.

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.