Faturamento e emprego na indústria têm sequência de altas

imagem

interrompidas em fevereiro, diz CNI

Apenas o índice de horas trabalhadas na produção cresceu na passagem de janeiro para fevereiro, entre os seis que compõem os Indicadores Industriais 

 

Os Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram recuo do emprego e do faturamento na passagem de janeiro para fevereiro de 2022. A queda nas contratações ocorre depois de três altas consecutivas. Na comparação com fevereiro de 2021, o emprego aumentou 2,9%. No faturamento, o recuo interrompe sequência de três altas consecutivas, período no qual o faturamento havia crescido 5,7%. Na comparação com fevereiro de 2021, o faturamento registra queda de 5%.

▶ Acesse aqui entrevista com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

A massa salarial da indústria de transformação não se alterou na passagem de janeiro para fevereiro de 2022. A estabilidade ocorre após três meses consecutivos de crescimento. A massa salarial cresceu 3,5% na comparação com fevereiro de 2021. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) também se manteve inalterada em 81% no período. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a UCI mostra alta de 0,4 ponto percentual. O rendimento médio real também recuou 0,1% e apenas o índice de horas trabalhadas na produção cresceu na passagem de janeiro para fevereiro, com alta 1,4%.

 

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que o fato de a maioria dos índices que compõem os Indicadores Industriais ter variado muito pouco ou permanecido inalterado na passagem de janeiro para fevereiro de 2022 aponta uma imobilidade preocupante para a atividade econômica. Segundo ele, o desempenho do setor industrial precisa melhorar para recuperar as quedas de 2021 e 2020.

 

“Vemos no dia a dia as dificuldades que a indústria tem enfrentado e, por isso, a reforma tributária é tão importante, para criar um ambiente propício ao investimento e desatar algumas amarras do setor produtivo”, explica Marcelo Azevedo.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.