A convite da Embratur, profissionais estrangeiros farão visitas técnicas a atrativos de sol e praia e cultura, segmentos mais buscados por turistas italianos no Brasil As belezas do Rio de Janeiro e da Costa Verde do estado — Mangaratiba, Angra dos Reis, Itaguaí e Paraty — serão experimentadas por 15 operadores de turismo italianos a partir desta segunda-feira (03/10). Em nova Famtour realizada pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) em parceria com o Sebrae, os destinos e produtos da região serão apresentadas por meio de visitas técnicas e rodadas de negócios entre instituições do turismo local e internacional.
Os 15 operadores de turismo da Itália vão passar sete dias no Brasil visitando cartões postais como Pão de Açúcar e Cristo Redentor, passeando de camionete por cachoeiras e alambiques, conhecendo parques nacionais com direito a trekking pela Mata Atlântica, além do contato constante com a gastronomia e cultura local.
“O Rio de Janeiro é um dos principais destinos comercializados por operadores italianos. Nosso principal objetivo é diversificar essa prateleira e, para isso, vamos apresentar o litoral sul do estado, que oferece um diferencial para aqueles que querem estender a viagem e conhecer mais atrativos além das maravilhas da capital carioca”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
A famtour com os italianos segue até domingo (09/10) tendo como foco principal os segmentos sol e praia e cultura, admirados pelos viajantes da Itália. Entre 2015 e 2018, cerca de 45% dos turistas italianos que vieram ao Brasil à lazer buscaram sol e praia, e 30% preferiram destinos com atrativos culturais. Já em 2019, houve uma inversão nas preferências, com 43% em busca de cultura, e 25% em busca de sol e praia.
A Itália ocupou a 8ª posição no ranking de chegadas internacionais em 2019, o último ano antes das restrições por causa da pandemia de Covid-19. Na comparação com outros países do continente europeu, o mercado ocupou o 3º lugar, ficando atrás de França e Alemanha. Mais de 182 mil italianos estiveram no Brasil em 2019, o que representou um aumento de 3,8% chegadas com relação a 2018.
Primeira e próximas experiências
Baseado no segmento natureza/ecoturismo, a Embratur e o Sebrae já promoveram uma Famtour realizada entre os dias 22 e 27 de setembro. Nela, 15 operadores de viagens de Nova York, Chicago, Miami e Los Angeles conheceram pontos turísticos de Brasília e da Chapada dos Veadeiros, com experiências em cachoeiras, trilhas e exuberantes paisagens.
Outras oito famtours estão programadas para ocorrer até 2024, abrangendo os estados de Goiás, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná, Tocantins, Paraíba, Minas Gerais, além do Distrito Federal.
Ainda em 2022, o estado de Minas Gerais (Cidades Históricas) receberá operadores da França, com foco em cultura e gastronomia; e o Rio Grande do Sul (Aparados da Serra) receberá operadores do Uruguai para a apresentação do segmento de natureza e ecoturismo.