O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, defendeu o esforço dos poderes da classe política e empresarial para a instalação do hub da TAM no Rio Grande do Norte. As declarações foram dadas durante o lançamento do comitê de acompanhamento das ações para a instalação do centro de conexões áreas no Rio Grande do Norte. A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira (15) na Escola de Governo, no Centro Administrativo em Natal.
“A conquista é do Rio Grande do Norte e o esforço precisa ser de todos”, destaca o presidente da Assembleia.
Ezequiel mencionou as ações do Poder Legislativo em projetos como a conclusão dos dois acessos ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante. “O Estado tem que acelerar e concluir as obras de infraestrutura, para que o HUB se torne uma realidade. Para isto, o comitê deve cronometrar todos os seus passos e torná-los públicos, alocando o mais rapidamente recursos para a conclusão de suas obras de infraestrutura”, disse.
Ezequiel conclamou o Governo Federal a ajudar o Rio Grande do Norte nos projetos para inclusão no Plano de Concessões. Para o presidente da Assembleia, o Estado, mesmo com todas as dificuldades herdadas e da conjuntura da crise, está fazendo a sua parte e chama também o Governo Federal, para que olhe a ponta maior do processo de desenvolvimento do Rio Grande do Norte que é o porto de Areia Branca.
Ezequiel Ferreira defende que o Governo tem de fechar a integração do transporte aéreo, marítimo e terrestre, para que seja a base do desenvolvimento do Estado. “A duplicação da BR-304 e Reta Tabajara, o ramal ferroviário entre Natal e Mossoró, a construção de um segundo ramal ferroviário entre Cruzeta, Jucurutu e Porto do Mangue, são responsabilidades do Governo Federal, que mesmo com dificuldades, tem mais caixa do que o Governo do Estado. E principalmente, o Rio Grande do Norte necessita que o Governo Federal agilize os tramites do empréstimo de 850 milhões de reais para que seja a vitamina da conclusão de importantes obras de infraestrutura”, sugeriu.
Além do governador Robinson Faria, membros da bancada federal, deputados estaduais, prefeitos da Região Metropolitana, representantes da Fiern, Fecomércio, CDL, entre outras entidades também prestigiaram o evento.
—