Exterior? Veja quais são as opções e se programe para suas viagens!

O cartão de crédito é mesmo a melhor forma de pagar compras e despesas no exterior? Veja quais são as opções e se programe para suas viagens!

—-

Qual a melhor forma de levar dinheiro em viagens ao exterior

Muitas pessoas buscam o cartão de crédito internacional para usá-lo em viagens ao exterior. Mas, será que essa é realmente a melhor alternativa para esses passeios? Quais são as implicações? E as demais opções?

Embora seja a forma mais famosa de fazer compras fora do país, nem sempre é a melhor. Por isso, cabe a cada um analisar suas características financeiras, bem como as vantagens e desvantagens de cada forma. Somente assim é possível acertar na escolha sem fugir da realidade da sua vida financeira.

Dessa forma, hoje trouxemos os pontos negativos e positivos de cada uma das opções para fazer compras no exterior. Assim, continue lendo para conferir. Com isso, faça a escolha acertada e aproveite seu passeio como ninguém!

Finanças e viagens: Como se planejar?

Viagens são momentos especiais que devem ser lembrados com carinho. Para que isso seja possível, elas devem ser programadas com cuidado. Especialmente em relação às finanças.

Quando estamos no exterior precisamos fazer compras em moeda estrangeira. Por isso, é necessário pensar nas alternativas. Algumas são mais práticas, porém mais custosas. Outras, então, são mais baratas, entretanto um pouco mais burocráticas.

Mas pensar nisso faz toda a diferença na sua viagem. Também, no seguimento da sua vida financeira após ela. Afinal, há vida para depois dos seus passeios. E, dessa forma, você deve ter cuidados para aproveitar a viagem sem se aprofundar em dívidas.

Coloque, primeiramente, todas as possíveis despesas na ponta do lápis:

  • Passagens;
  • Transporte dentro das cidades;
  • Alimentação;
  • Hospedagem;
  • Ingressos de museus, baladas, exposições e outros locais de visitação turística e para fins de lazer;
  • Presentes e lembranças;
  • Gastos pessoais para compras, etc.

Por isso, veja como são complexas e variadas as despesas de viagem. Além disso, considere ter um valor reserva para não passar por sufocos. Ou seja, a educação financeira também é importante quando se pensa em viagens!

Pois bem, definidos os gastos e feito um orçamento, é preciso conhecer as formas disponíveis para pagar suas compras e despesas enquanto estiver fora do país. Confira quais são elas, abaixo.

Melhores formas de levar dinheiro em viagens ao exterior

Existem três opções para pagamentos no exterior: cartão de crédito internacional, dinheiro em espécie e cartão pré-pago. Então, veja abaixo como cada uma funciona. Igualmente, as vantagens e desvantagens de cada alternativa.

Dinheiro em espécie

Em primeiro lugar, você pode fazer compras e pagamentos no exterior com dinheiro em espécie. Para isso, precisa fazer a compra de moedas internacionais. Por exemplo, comprar dólares, euros ou libras com o dinheiro brasileiro, real.

Para isso, você pode comprar a moeda em casas de câmbio. Ou, então, com pessoas físicas que eventualmente tiverem moedas sobrando de outras viagens.

E quais são as vantagens de usar dinheiro em espécie em viagens? Veja:

  • Aproveite baixas da cotação da moeda e compre-a mesmo antes de viajar;
  • Venda as moedas restantes após a viagem, aproveitando as melhores cotações;
  • Pague taxas de IOF (Imposto de Operações Financeiras) muito menores do que as do cartão pré-pago ou cartão de crédito.

E as desvantagens?

  • Quantia de compra de moeda levará em consideração o câmbio comercial;
  • Maior insegurança frente a assaltos, furtos ou perdas do valor;
  • Possibilidade de não ser suficiente, de forma que sempre é preciso ter em mãos um cartão de crédito para não passar por dores de cabeça.

Cartão internacional

Outra opção para fazer compras e pagamentos no exterior é o cartão de crédito. Nesse caso, você paga os valores na fatura, ao final do mês. Isso pode ser bastante vantajoso, apesar de ter seus pontos negativos.

Por exemplo, as taxas são maiores. Contudo, a segurança também o é. Deixe de lado riscos de roubos. Veja os principais pontos positivos:

  • Segurança;
  • Tenha acesso às áreas VIP e descontos em hotéis e até restaurantes (isso depende da bandeira e dos benefícios de cada cartão);
  • Fique tranquilo em emergências financeiras.

Entretanto, são pontos negativos:

  • Possibilidade de descontrole nos gastos;
  • IOF de 6,38% mais taxas de 5% sobre as compras;
  • Risco de a cotação da moeda estar mais alta ao final do mês, de modo que seus gastos fiquem maiores do que o programado.

Cartão pré-pago

Por fim, também é possível fazer compras no exterior com o cartão de crédito pré-pago. Ele é aquele tipo em que você constitui o limite com depósitos prévios. Portanto, não há limite do banco e ele funciona como um celular pré-pago.

Veja as vantagens:

  • Controle financeiro;
  • Disponível para quem está com o nome sujo.

Desvantagens:

  • IOF 6,38%.

Escolhendo a melhor opção para você

Mas, então, qual opção escolher? Por questões de segurança, o cartão de crédito pode ser a melhor opção. Contudo, não deixe de ter também uma pequena quantia de dinheiro em espécie sempre em mãos.

Aliás, leve pouco em seus passeios, mantendo a maior parte em um cofre no hotel ou em local seguro.

Já quanto ao cartão de crédito, não deixe de considerar um comparador de cartões de crédito como o Juros Baixos. Com ele, você compara as alternativas que estão disponíveis para você e escolhe a que tem menores taxas de juros.

Ou seja, com isso você obtém um cartão ao mesmo tempo em que economiza ao gastar menos com as suas compras no exterior. Ainda, pode encontrar as melhores vantagens, como acesso à sala VIP de aeroportos e seguros de bagagem!

Considerações finais

Diante disso, fica claro que existem diversas opções para compras no exterior. Contudo, todas requerem uso cuidadoso e aplicação de noções de educação financeira. Em caso contrário, suas compras podem sair muito mais caras do que você espera.

Assim, considere ter em mãos uma quantia de dinheiro em espécie, para evitar pagamentos altos de taxas. Porém, tenha o cartão de crédito por segurança, bem como para acessar vantagens em viagens e para não correr perigos.

Com isso, sua viagem fica perfeita e será sempre lembrada como um momento especial!

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.