Explore o Alentejo em um roteiro de bike

Turismo do Alentejo

Pedalar é opção para conhecer a região e vivenciar o melhor que o destino tem a oferecer

O Alentejo, maior região de Portugal, encanta turistas do mundo todo com suas paisagens de tirar o fôlego. Sua extensão territorial, da fronteira com a Espanha até a costa atlântica, apresenta uma variedade de ambientes que vão desde a área mais montanhosa da Serra de São Mamede, até praias desertas do sudoeste alentejano, passando por planícies, colinas ondulantes e vinhas a perder de vista. E um dos melhores jeitos de apreciar todas essas belezas é fazer um roteiro de bike.

As estradas de ótima estrutura oferecem inúmeros roteiros possíveis, percorrendo curtas ou longas distâncias, com muita ou pouca variação de altitude e de maior ou menor duração. Essa variedade de trajetos atende todo tipo de ciclista, desde os iniciantes com tours de apenas um dia que duram pouco mais de três horas, até os mais experientes com roteiros de quase 300 quilômetros que duram até dez dias.  

De bicicleta, o visitante pode explorar toda a costa do Alentejo com paradas nas praias Porto Côvo, Malhão e Vila Nova de Milfontes. Ou, se preferir, visitar as vilas mais bonitas do interior da região, como Marvão, Estremoz, Castelo de Vide, Évora e Monsaraz. Além disso, de bike, os visitantes podem acessar com facilidade os monumentos históricos mais afastados, como o Cromeleque dos Almendres, construído há cerca de sete mil anos.

No final do dia, os ciclistas podem descansar e relaxar em um dos muitos hotéis completos do Alentejo. São diversas opções, desde antigos castelos que se tornaram hotéis de luxo até herdades que produzem os melhores vinhos alentejanos. O Torre de Palma, por exemplo, oferece simplicidade e sofisticação em um ambiente aconchegante que conta com spa, piscina e restaurante, além de uma oferta variada de atividades de lazer.

E para quem que não renuncia ao conforto ou nunca viajou sobre duas rodas, o Alentejo conta com empresas especializadas que oferecem guia, veículo de apoio, equipamento, além de proporcionarem passeios de barco, degustação de vinhos e até mesmo um chef exclusivo para cozinhar as refeições. Dessa forma, o turista pode desfrutar do passeio sem se preocupar com nada.

Empresas como a Portugal Bike Tours organiza roteiros de acordo com o perfil do turista e oferece programas personalizados e exclusivos, e a Longaventura também vende pacotes com pernoites em hotéis ou acampamentos.

Sobre o Alentejo 

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.