Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Eventos em diversas áreas contribuem para o fluxo turístico na Bahia

O último fim de semana foi movimentado na zona turística Baía de Todos-os-Santos, com eventos dos segmentos cultural, científico e religioso, que tiveram o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Eles contribuíram para o incremento da ocupação hoteleira nos destinos, que enfrentam a baixa temporada.

Em Salvador, a Arena Fonte Nova sediou o 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba), reunindo 260 artesãos baianos e de outros estados. A programação incluiu exposição de obras, painéis, oficinas, gastronomia e shows de Mariene de Castro, Paulinho da Viola e Jau.

“O Fenaba foi uma grande promoção do destino Bahia e fez crescer a ocupação nos hotéis da capital. O artesanato tem um significado muito importante, por representar a expressão cultural de um povo, que transmite através da arte o seu modo de viver, a sua maneira de enxergar o mundo. A riqueza e a diversidade do artesanato baiano atraem turistas”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

“Gostaria de parabenizar os realizadores, porque, com esse festival, meu trabalho foi valorizado e eu fiquei mais conhecido”, comemorou o ceramista Rosalvo Santana, de Maragogipinho, distrito de Aratuípe, no Recôncavo baiano, considerado o maior polo cerâmico da América Latina. O Fenaba foi realizado pelo Governo da Bahia, por meio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e Setur-BA.

Ainda na capital, no Centro de Convenções da Boca do Rio, mais de mil médicos participaram do 36º Congresso de Cardiologia da Bahia. Profissionais brasileiros e dos Estados Unidos, Portugal e Honduras cumpriram agenda científica e aproveitaram para fazer turismo pela cidade.

Já o município de Nazaré, no Recôncavo, sediou a primeira edição do Movimento Cultural Gospel. O evento reuniu centenas de evangélicos na Praça dos Caxixis, com momentos de oração e cânticos de louvor.

Outras zonas turísticas tiveram, também, movimento de visitantes no fim de semana. Na Costa dos Coqueiros, Mata de São João recebeu a 5ª Festa Literária Internacional de Praia do Forte (FliPF), com rodas de conversa, contação de histórias e lançamento de livros, em vários pontos da localidade. O evento teve o incentivo da pasta estadual do Turismo, com a participação de escritores da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Roraima, Paraná, Pernambuco, além de autores de Angola, Portugal e Chile.

“O mês de maio foi escolhido para a festa, junto com os empresários locais, por ser um período de menor movimentação na vila, visando melhorar os negócios, e recebemos 15 mil pessoas. É sempre importante ter o apoio do Estado em um encontro com autores nacionais e internacionais, que, certamente, vão divulgar o destino”, explicou a diretora-geral da FliPF, Vanessa Vieira.

“A média de ocupação hoteleira na festa literária foi de 70%. Antes da criação do evento, a taxa, nesse período, era de 40%”, comparou o coordenador-executivo da Associação Comercial e Turística de Praia do Forte (Turisforte), Leandro Fiori.

Nos Caminhos do Sertão, foi realizada em Uauá a ExpoLoiola, exposição agropecuária que movimentou a região, com R$ 500 mil em negócios. A iniciativa contou com o apoio da Setur-BA.

A secretaria ainda atuou na Costa do Cacau, onde Ibirapitanga sediou a primeira etapa do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, valendo pontuação no ranking brasileiro. Cerca de 200 atletas da Bahia, Alagoas, Ceará, Brasília, Minas Gerais e São Paulo disputaram provas de 35 e 120 quilômetros, passando por fazendas de cacau emolduradas pela Mata Atlântica. O destaque foi o casal Guilherme Pahl e Camila Nicolau, que ocupa o segundo lugar no ranking mundial da modalidade.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem